"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

domingo, 29 de novembro de 2009

IGUANA



Durante uma vistoria que sempre faço, no jardim da EEEFM Padre Luiz Gonzaga. Avisto essa iguana escondidinha na folhagem rasteira, em uma tentativa de camuflagem. Encantei-me pelo contraste dela nas folhas, quase imperceptível, fiquei por certo tempo admirando-a. Com a câmera a minha disposição, não me restaram dúvidas capturei a imagem. Quanto ao animal continua por lá.
A distribuição geográfica dessa espécie ocorre no continente americano, em alguns países como a Venezuela, Panamá, Nicarágua e a Guatemala eles tem uma importância econômica relevante, pois comercializam sua carne, couro e ovos. São animais herbívoros, alimentam-se de plantas e buscam abrigo em árvores.
Agora está explicado porque o nosso amigo estava no jardim.
             http://www.ecoinforme.com.br

domingo, 22 de novembro de 2009

BEM-TE-VI


Por volta das 6h30min da manhã de uma segunda-feira, cheguei na garagem de casa, a rua ainda estava deserta e ouvi um som intenso de pássaros que pertubavam o silêncio daquela hora. Quando aproximei-me do portão avistei alguns bem-te-vis no chão da rua, já com a câmera na mão registrei o momento. Ao voarem percebi que eles são meus vizinhos, pois moram em um ninho construído em um dos postes que tem na rua de minha casa. Desde então não consigo passar por essa esquina sem olhar pra cima, seja por curiosidade ou cuidado, eu sempre olho.
Tal descoberta na vizinhança, me fez  mudar de hábito, hoje acordo mais cedo para receber esse bom dia.
Os bem-te-vis, Pitangus sulphuratus, podem chegar a medir 23,5 cm, ocorrem em todo o Brasil. Costumam comer de tudo insetos, flores e frutos. São barulhentos e agressivos quando se trata em guardar seu ninho.

Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-te-vi/

domingo, 15 de novembro de 2009

MAQUETES 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2009



Em meio à 3ª avaliação bimestral da turma da 1ª Série do Ensino Médio da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, meus alunos deram mais uma vez um "show" de criatividade e reaproveitamento de materiais, além de demonstrarem conhecimento sobre as funções das Organelas Celulares. Sem dizer que a "Célula Bolo" e a "Célula Gelatina" estavam uma delícia. Parabéns à todos !

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BOM DIA !


Seis da manhã de uma terça-feira qualquer, do verão paraense, pombos da espécie Columba livia vêm limpar o chão da praça das Bandeiras. Chão que acumula restos de pipoca e farelos de alimentos dos pedestres da noite anterior. No instante em que o sol dourava o céu de Bragança, com a elegância típica do caminhar, que só os pombos têm, eles organizam-se em grupos pelo chão da praça em busca de comida, para onde o líder se dirigia o restante o acompanhava.
Quando pensei que o espetáculo havia acabado, outra revoada se faz presente. Nessa vinha um casal em que o macho sem nem uma cerimônia fazia a Côrte à uma fêmea. Maria Olympia entrou em ação. Porém sem êxito.
Algumas informações:
- Durante um ano, uma fêmea costuma ter seis ninhadas (com dois ovos brancos) aproximadamente;
- Costumam se alimentar de grãos como, por exemplo, milho, trigo, cevada e aveia. Os pombos urbanos, alimentam-se também de restos de alimentos que são jogados nas ruas (farelo de pão, feijão, arroz etc);
- A fêmea costuma alimentar os filhotes com um líquido que ela produz na região da mandíbula;
- O ninho costuma ser feito nos galhos de árvores. A macho ajuda a fêmea no processo de incubação dos ovos.

Fonte: www.curiosidadeanimal.com


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

REVISTA VEJA 11 DE NOVEMBRO DE 2009






De forma despretensiosa iniciei esse blog simplesmente para dar acesso e oportunidade a meus alunos, às fotos que eu faço durante as aulas práticas de Ciências e Biologia, além de provocar neles o interesse por minhas disciplinas em conseqüência disso, torná-los íntimos da ferramenta internet como aliada no aprendizado. Em menos de 1 ano já me rende mais de 10 000 acessos e visitado por mais de 30 países, além do título de o melhor “Blog educativo”, algo que nunca imaginei.


Além de agradecer os acessos, venho publicamente renovar meu compromisso para com a Educação e com os educando, pois muito mais do que “orgulhosa”, como diz a matéria da “Revista Veja”, me sinto muito mais comprometida com meu trabalho, vendo-me responsável em aguçar o interesse pelo desvendar da biologia essa ciência um tanto quanto intrigante para muitos e fascinante para outros tantos.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

MABUYA SP.


Em uma de minhas atividade no jardim da EEEFM PADRE LUIZ GONZAGA, junto a meus alunos encontramos esse animalzinho de forma bem peculiar, depois de algumas pesquisas. Descobri que trata-se de um réptil do gênero Mabuya sp. Vivem nos espaços entre pedras e tijolos, faz parte de seu cardápio pequenos artrópodas. Esse aí já encontramos quase sem cauda, porém apresentam uma cauda bem mais comprida.

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters