"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

domingo, 20 de dezembro de 2009

ENTRE ÁCIDOS, BASES, SAIS E ÓXIDOS


A turma da 8ª série "A" da manhã da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, fez bonito na aula de Ciências em que apresentaram seminários sobre Funções Químicas Inorgânicas (Ácidos, Bases, Sais e Óxidos). Trouxeram experiências em que eu não me contive, o entusiasmo com que apresentaram, acabou me contagiando e no final da apresentação demonstrei a eles outras experiências.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

INSPIRAÇÃO PARA O FILME DE SPIELBERG



Em minha primeira postagem sobre o Louva-Deus mencionei que eles poderiam ser inspiração para filmes de Extra Terrestres, e veja o que o futuro me reservava. Eu estava no laboratório de informática da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, quando um inseto grande adentra e fica atrás de um dos PC's, eu não me importei, com a presença dele, mas outras pessoas que me acompanhavam reclamaram com um certo pavor. Então, antes que alguma vassourada o exterminasse, coloquei ele em meu dedo e levei até o jardim da escola que localiza-se em frente ao laboratório e como parecendo gratidão por tê-lo defendido, ele fez pose para essas fotos.


domingo, 13 de dezembro de 2009

CUIDAR DO JARDIM DA ESCOLA NÃO TEM HORA


 Meus alunos da 1ª série do Ensino Médio e 2ª etapa da EJA, do turno da noite, da EEEFM Rio Caeté não mediram esforços quando propus a eles plantar umas mudas. Com a ajuda da Profª Lina que também os orientou e viabilizou as ferramentas, nos divertimos muito e o jardim ficou bonito. Resta a nós, cuidarmos desse espaço com muito carinho.

SISTEMAS NERVOSO, EXCRETOR, SENSORIAL E ENDÓCRINO

Alunos meus da 7ª série do turno da tarde da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, apresentando seminários sobre os sistemas da fisiologia humana. Entre lembretes, cartazes e muita explicação se sairam muito bem. Parabéns turminha!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ANTITABAGISMO



Em uma aula de Ciências para a 7ª série do ensino fundamental na EEEFM CEZAR PINHEIRO na Vila do Bacuriteua, fui surpreendida mais uma vez pela criatividade de meus alunos, quando pedi para eles apresentarem um seminário contra o TABAGISMO. Surgiram com uma peça teatral onde todos da turma interagiam, eu fiquei fascinada pela interpretação e criação do texto cheio de informações precisas sobre a prática do fumo. Mais parecendo com uma mãe que se orgulha da cria eis aqui meu registro.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

GENTE QUE FAZ E ACONTECE !


Turma da 1ª Série do Ensino Médio (Noturno)

Turma da 2ª Etapa da EJA Ensino Médio (Noturno)

Diferente do que muita gente imagina e espera de turmas que funcionam no turno da noite, no que diz respeito à motivação e participação nas aulas práticas de Biologia. As duas turmas com que trabalho na EEEFM Rio Caeté, surpreenderam a todos, na aula de sexta-feira dia 04/12/2009, ao apresentarem seus trabalhos para avaliação. A 1ª série do Ensino Médio trabalhou com bastante excelência as “Maquetes de Células”, e a turma da EJA, demonstrou bastante empenho ao doarem animais fixados em álcool para o “Laboratório Multidisciplinar” da escola. São duas turmas pequenas, com apenas 12 alunos cada uma, porém com garra, demonstram na prática que a união faz a força. Parabéns a todos vocês !

EM CLOSE



Em mais uma atividade no jardim da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, com meus alunos da 8ª Série. Para minha surpresa, outra vez entre tantas folhas, aparece uma visita. O mascote do jardim. Elinaldo meu aluno, o captura e posa para a foto. O dégradé formado pelo verde, em vasta variação de sua tonalidade, me faz ousar, fotografando-o em close, onde o "verde vida" de sua cor me remete ao fascínio de poder analisar de perto, com detalhe, a derme desse animal.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ORQUÍDEAS


Lc. Irene Finney ‘York’ AM/AOS

Arachnis Flos-Aeris

Arundina bambusiflora

Hoje remexendo em meus arquivos de imagens digitais, encontrei essas fotos, que fiz quando fui em 2008 ao Mangal das Garças em Belém (Lc. Irene Finney ‘York’ AM/AOS  e Arachnis Flos-Aeris) e outra (Arundina bambusiflora) no jardim de minha avó Da. Micas, essa conhecida como Orquídea Bambu. Embora eu tenha grande admiração e preferência por essas flores, admito que havia esquecido dessas fotos. Uma vez achadas, aqui estão lindas e delicadas.
As orquídeas em algumas culturas antigas foram utilizadas como alimento, como forma de afrodisíaco. Na cultura oriental, elas simbolizam a mulher, por sua forma comparada a anatomia feminina.
Uma das pragas para a espécie são os caracóis que comem a planta a partir da raiz.

Enquanto não tenho um espaço para meu orquidário, as cultivo através de fotografias, no momento dão menos trabalho, em conseqüência, menos beleza e satisfação.
Fonte: http://orquideasevoce.blogspot.com
            http://www.aorquidea.com.br   
            http://carlabettoni.blogspot.com 



COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters