"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

domingo, 29 de agosto de 2010

CERAMBYCIDAE

Coloração diferente
Animal visto de outro ângulo
Em meus passeios pelo interior, ao sair de uma capelinha me deparo com esse besouro que chama minha atenção pelas antenas, ao fotografar, a cabeça dele comparei com a de um boi com longos chifres. A natureza é isso, intrigante, misteriosa e perfeita. Conhecido como "besouro desfolhador", possui corpo comprido e achatado. Possui antena segmentada e altamente sensível. Costuma viver sozinho. Na época do acasalamento utiliza as antenas para localizar a fêmea que lança feromônio.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

VISITANDO MINHA RUA

Tarde de uma quarta-feira de agosto, saio de casa para ir para a Escola Padre Luiz, sou surpreendida com uma visita inesperada em minha rua. Em um terreno baldio perto de casa, havia pousado essa garça da foto, o que mais chamou minha atenção, é que mesmo com os pedestres transitando ela continuava lá imóvel. Quando voltei da escola não me preocupei em procura-la, porém no dia seguinte de manhã cedo por volta das 7:00 horas, para minha surpresa ela vontinuava lá. No período da tarde procurei por ela já havia ido embora. Adivinha o que faço toda vez que passo pelo terreno ?!!

sábado, 21 de agosto de 2010

CORAGYPS ATRATUS

Eu estava indo para a faculdade de manhã cedo, uma quente manhã do mês de julho, avisto na esquina da rua de minha casa uma grande quantidade de urubus. Ao me aproximar percebo que eles estão em festa ao redor de lixo e carniças lá depositados. Aí me pergunto bastante intrigada: será que devo dize "xô urubu?" ou xô maus hábitos da população?
Após muitos questionamentos entre eu e Maria Benedita, chegamos a uma conclusão de que os urubus estavam ali uma vez que havia atrativos para eles. Atrativos esses jogados por alguém que abre a boca e diz: Odeio urubu ! - Porém não muda a postura em relação a limpeza do ambiente. É, mas isso não é culpa apenas do poder público, nem só de quem joga, mas sim de todos nós que não recebemos e nem damos uma educação para cuidar do meio em que vivemos. Podemos reverter essa realidade, junto aos nossos filhos e alunos.
Os urubus da espécie Coragyps atratus pertencem ao 4º nível trófico em uma cadeia alimentar, o nível dos "carniceiros" aqueles que alimentam-se de cadáveres putrefatos. Apresentam uma grande importância no equilíbrio ecológico evitando disseminação de doenças. Uma fêmea por dois ovos de cada vez. Chegam a ter uma envergadura de 1,3 m, o período de incubação dos ovos gira em torno de 32 a 39 dias, apresentando um ciclo vital médio de 10 anos. É uma ave de hábitos diurnos.

sábado, 14 de agosto de 2010

CYCLONEDA SANGUINEA

 
Ainda em passeio na FAZENDA HOTEL VITÓRIA encontro essas Joaninhas perambulando sobre esses fungos e além de fazer as fotos, despertou em mim outro desejo. O desejo de descobrir qual o hábito alimentar deste animal. Para minha surpresa são predadores de insetos afídeos, que são considerados pragas nas plantações de pêssego e ameixa, além de micófagos, ou seja alimentam-se de fungos. Explicando assim a presença deles na maioria das fotos acima, onde esses coleopteros estão sobre um fungo.

domingo, 8 de agosto de 2010

FUNGOS GRANDES

Ainda na Fazenda Hotel Vitória acompanhada das primas Isabela e Renata, eu passeava com Maria Benedita (minha câmera) em punho em busca de cabritinhos que Renata cismou de fotografá-los. Quando nos deparamos com um tronco grande seco cheio de fungos, fungos grandes como esses da foto que segundo a Profª MSc. Larissa Trierveiler Pereira e seu esposo o Profº Juliano Marcon Baltazar dizem tratar de fungos poliporóides, que são esses aí da foto conhecidos como orelha-de-pau. Achei esse fungo tão grande e peguei a sandália de Isabela que calça 39 e usei como referencial para o tamanho.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PREDATISMO

Final de semana passado fui visitar a Fazenda Hotel Vitória  em Tracuateua- Pará, onde a última vez que tinha estado lá foi aos meus 10 anos de idade. Impressionante como as lembranças do passeio com meu avô naquela época, tomou conta do meu presente naquele dia. Mas entre o passeio entre tantas outras fotos que fiz por lá, essa aqui é dedicada aos meus alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, onde ministro Ciências e 2ª série do Ensino Médio, onde ministro Biologia, pois trata-se de um bom exemplo de Relação Ecológica, nesse caso o PREDATISMO. Onde uma espécie (o predador) para sobreviver caça, mata e alimenta-se de outra (a presa). Na foto aqui a presa é uma abelha e o predador é um Diptera da família Asilidae.

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters