"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

domingo, 24 de abril de 2011

HELIANTHUS ANNUS

 A planta inteira.
 A flor como o sol alegrando o jardim.





Início de ano letivo é assim planeja pra cá, planeja pra lá, projeto aqui, projeto ali e assim vai se construindo a história da educação de nosso país. Em um desses projetos mais precisamente na passagem da idealização para elaboração dele, eu e professora Matilde Ribeiro da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, estávamos em minha casa arrumando detalhes quando ela mencionou que em sua casa havia um girassol, não pensei duas vezes ele será a próxima postagem de meu blog, e aqui está ele. Dos girassóis aproveitasse todas as estruturas dele, tanto na ornamentação quanto na alimentação. Apresentando flores femininas e hermafroditas, se faz necessário em sua polinização é necessária a participação dos insetos, pois sem eles este índice é muito baixo. Lindo amarelo solar que trás colorido e vida para qualquer espaço.

domingo, 17 de abril de 2011

THEOBROMA CACAO

Na aula do curso de Licenciatura em Computação que curso na UFRA polo Bragança pelo PARFOR, minha amiga Ruberlitz Campos chegou com um CACAU. Foi o suficiente para pedir para fazer estas fotos, para informar mais um pouco sobre este fruto já que estamos na PÁSCOA e ele é a matéria prima para a fabricação do chocolate, que constitui os ovos desta festa.
O Brasil é um dos grande produtores do cacau. A árvore do cacau, chamada cacaueiro pode atingir até 6 metros de altura. Alguns botânicos apostam que ela tenham se originado na Amazônia, porém hoje também há produção na Nigéria, Ghana e Costa do Marfim. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Coma com moderação e feliz Páscoa.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ESCOLA MUNICIPAL TASSO DA SILVEIRA

Essa postagem eu gostaria que ela nunca existisse, na verdade que ela nunca tivesse tido motivo de estar aqui, porém não consigo me calar junto a esta realidade brutal. Desejo com todas as minhas forças que seja a última vez que o colorido de minhas fotos dá lugar ao luto, a alegria de minhas experiências nos ecossistemas seja sucumbida pela dor e tristeza que sinto agora. Não sou a única que está com esse sentimento de impotência e lamentação pelo ocorrido, mas sou uma das privilegiadas, que tem essa ferramenta para desabafar a indignação, revolta, lamento e solidariedade, para com a família das vítimas, aos alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Tasso da Silveira, Realengo, Rio de Janeiro. Buscar culpados é inútil com cadáveres de inocentes estirados no chão e corpos de outros iguais se debatendo tentando sobreviver. Aqui a Orca frágil, amedrontada e impotente une-se a todos em oração pedindo conformação a todos pela perda e saúde aos sobreviventes. Amém !

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ESCUDO DE FEZES

Larvas de Cassida sp
Ser vivo desfolhador.
O amplexo.
Passar por um terreno abandonado entre um estabelecimento comercial e outro pode render excelentes fotografias, descobri isso semana passada. Enquanto esperava meu irmão ir me buscar, acompanhada da Maria Benedita minha câmera, percebi  a presença de uns insetos nas folhas das plantas, entrei no terreno que mais está para matagal no meio da cidade, fiz alguns clics. Esses besouros são da família Chrysomelidae que possui mais de 2500 gêneros, alimentam-se de folhas por isso também chamados de desfolhadores. As larvas aproveitam seus  excrementos que adquire uma consistência resinosa formando verdadeiros escudos de fezes para evitando tornar-se jantar de aves.

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters