"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sábado, 28 de janeiro de 2012

BICHO PREGUIÇA



Escondidinha e observadora estava lá. Com cara de quem não tem muita pressa. Esse é mais um animal avistado por nós durante a excursão com a turma da EEEFM Drº Francisco de Paula Pinheiro ao Museu Emílio Goeldi em Belém do Pará. O Bicho Preguiça é um mamífero sem dente e alimentam-se apenas de folha de embaúba. O desmatamento desordenado está colocando em risco o futuro desta espécie, pois sua gestação dura em torno de onze meses chegando a viverem entre 30 a 40 anos.

sábado, 21 de janeiro de 2012

ARARAS









Durante a excursão com meus alunos da EEEFM Drº Francisco de Paula Pinheiro ao ver as araras foi inevitável não lembrar do filme de animação RIO, que trata do perigo de extinção da Arara Azul de nome científico Anodorhynchus hyacinthinus e também sobre o tráfico de animais silvestres, uma realidade triste de nosso país. Me diverti com as cambalhotas que a Aracanga, esta vermelha da foto dava em seu puleiro, porém o que mais impressionou meus alunos, foi a pacífica convivência delas com as iguanas, que vivem nas árvores, logo expliquei que as araras não fazem parte do cardápio das iguanas.

sábado, 14 de janeiro de 2012

ALCINDO




 Eu com o Sr Raimundo Costa e seu irmão.
Alcindo é a estrela da vez aqui no blog. Observava ele no Museu Emílio Goeldi em Belém- Pará, durante a excursão da EEEFM Drº Francisco de Paula Pinheiro, quando seu antigo tratador Sr Raimundo Costa, acompanhado de seu irmão, vieram em minha direção. Ao perceber minha admiração pelo tamanho do animal disse que ele chamava-se Alcindo, um dos maiores jacaré-açú da Amazônia. O Melanosuchus niger, nome científico deste animal que pode viver até 100 anos, nascer com 30 cm e se alimentar diariamente de apenas 400g de alimentos proteícos, os que costumam pesar 40kg, o que é considerado baixo para um animal carnívoro, porém isso é devido seu metabolismo ser lento.

sábado, 7 de janeiro de 2012

FLORES DE PAU-BRASIL

 A vagem da planta
 Lindíssimas flores de Pau-Brasil


 Esse é do Banco do Brasil.
Uma de minhas plantas preferidas o Pau-Brasil alguns dias atrás me surpreendeu com suas flores. De dentro de uma das salas de aula da EEEFM Padre Luiz Gonzaga percebi que havia algo diferente na menina dos meus olhos daquele jardim. Flores amarelas lindas (minhas preferidas) com rajados vermelhos, alegria e vida em tão delicado órgão vegetal. O Pau-Brasil (Caesalpinia echinata), seu nome em tupi é Ibira pitanga, ou "madeira vermelha". O nome popular em português deriva da cor de brasa da resina vermelha contida na sua madeira. Desde esse dia saio pela cidade de Bragança- Pará, observando outros exemplares desta árvore e também as encontro floridas, como essas da área do Banco do Brasil.
FONTE: SaberWeb

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

MEU CANAL

Loading...

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters