"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sábado, 25 de fevereiro de 2012

TROMBETA-DOS-ANJOS



 




Apaixonado por plantas meu primo Felipe Torres, aquele que me deu o apelido de LELA, por não acertar pronunciar meu nome quando ainda era criança. Presenteou nossa avó Micas com essa planta, conhecida como Trombeta-dos-anjos. Criou-se uma expectativa em toda a família para ver essa planta exibir suas flores que mais lembram realmente uma trombeta ou corneta. Pois disseram que só desabroxavam pela noite e pelo dia murchavam, porém consegui fazer fotos dela pela manhã. Embora o nome sugira é aconselhado não levar a boca nem um órgão desta planta, pois é altamente tóxica. Está directamente relacionada com o gênero botânico Datura, e pertence à mesma família (Solanaceae). Cresce naturalmente a grandes altitudes na Ásia e na América do Sul.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

COTIA






"A CUTIA TÁ COM DOR DE DENTE E É DE TANTO, TANTO COMER DOCE QUENTE"
Ao avistar esse animal na excursão, automaticamente me veio essa música lembrando-me minha infância em que meu sonho era ter uma lata de leite condensado só minha. E me falavam que doce mesmo, não quente provocava dor de dente. Quando cresci, ao fazer 18 anos comprei meu sonho de infância, minha lata de leite condesado, que felicidade!!!!  Mas voltando a COTIA ou CUTIA (Dasyprocta sp) depende de quem fala, é um animal roedor, que possui a calda bem reduzida, na verdade um vestígio dela, podendo medir 64 cm, possuem um hábito de esconder sementes o que ajuda a dispersão delas em vérios lugares, são muito velozes tive que usar o ZOOM da Maria Benedita (minha câmera) ao máximo, pois chegar próximo é difícil pois são ariscas demais. A gestação dura cerca de 110 dias, variando a quantidade de filhotes de 1 a 3 unidades.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

JACARÉ-COROA

    
Ainda no Museu Emílio Goeldi em excursão da EEEFM Drº Francisco de Paula Pinheiro os olhinhos de meus alunos brilharam quando viram a pacífica convivência do Jacaré-Coroa com as aperemas, mucuãs e tracajás. Recebe esse nome popular, devido a coroa de cristas que possui na cabeça, é a menor espécie de crocodilianos, sua reprodução gera em média 30 ovos. São aquáticos e deste meio também provem sua alimentação, que consta de peixes, moluscos, crustáceos e anfíbios além de invertebrados terrestres. Apartir daí pude saciar a curiosidade de meus pupilos, ou seja, esses quelônios não fazem parte do cardápio do animal.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

ANTA

O maior mamífero da América do Sul também estava à exposição para os meus clics durante a excursão realizada pela EEEFM Drº Francisco de Paula Pinheiro em dezembro passado. A anta chega a medir 2 metros de comprimento por 1 metro de altura as fêmeas são maiores, possuem na boca uma tromba de 17 cm, são animais herbívoros e chegam a pesar 300 kg, seus hábitos são noturnos. A cópula pode ocorrer também dentro d'água e o período gestacional passa de um ano chegando até a 400 dias, ocorrendo apenas um filhote por gestação.
                   Info Escola

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters