"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sábado, 28 de abril de 2012

SOCOZINHO

Uma garça próximo ao rio que corta minha Bragança- Pará

 Em frente a minha casa, em uma obra não acabada um socozinho vem me desejar bom dia.
 Butorides striata





Uma rolinha fez questão da aparecer na foto.
Bragança é isso, a natureza presente em nosso cotidiano. Seja nas vias públicas ou propriedades privadas, está ali linda, singela ou imponente, mas sempre dando o ar de sua graça. Fazendo desta cidade mais bonita e agradável. Socozinho é o nome popular do Butorides striata   que se alimenta de peixesinsetos aquáticos (imagos e larvas), caranguejos, moluscos, anfíbios e répteis. Permanece imóvel por longos períodos, empoleirado sobre a água ou em suas proximidades, à espera de presas. Costuma por de 3 a 4 ovos, preferem a época da seca para se reproduzir. Distraída em fotografar o socozinho nem percebi a rolinha encolhida no muro, só percebi depois quando descarreguei a câmera.
FONTE:

sábado, 21 de abril de 2012

COSMO










Preocupada em fotografar as flores de Bidens sp os insetos roubaram a cena. Popularmente conhecida como "Flor do Cerrado", "Picão" e "Cosmo" ao pesquisar sobre essas flores que tanto enfeitam dando alegria ao jardim da EEEFM Padre Luiz Gonzaga . O site Flor do Cerrado me surpreendeu, pois através dele fiquei sabendo que essa planta é utilizada como remédio para anemia, palidez, hepatite, icterícia e hemorroidas. Além de ser fonte de néctar para aves e insetos como mostram as fotos. Segundo o blog Amiga das Flores essa planta é extremamente rústica, apresenta folhas compostas e pilosas e longos pedúnculos florais. Suas flores reúnem-se em capítulos simples ou dobrados, de coloração laranja ou amarela, com as pontas dentadas. No paisagismo, o picão pode compor belos maciços e bordaduras, ou composições com outras flores de cores e texturas diferentes. Tem o mesmo estilo campestre das margaridinhas. Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, com regas regulares. Multiplica-se por sementes, com extrema facilidade, de forma que é considerada planta invasiva em determinadas situações.  
FONTES: 

sábado, 14 de abril de 2012

ROSA DE SHARON





Fale quem quiser falar e fale o que quiser! Mas acredito muito em uma sintonia muito forte entre a paixão pelo que eu faço, quanto profissional e a retribuição da natureza para comigo. Em uma quarta-feira de março foi a última aula da oficina de Redes Sociais que ministrei aos professores da EEEFM Padre Luiz Gonzaga onde trabalho. Foi uma manhã muito chuvosa e como era o último dia da oficina, que foi muito proveitosa tanto para mim quanto aos participantes, já amanheci com o sentimento de fim e que sentiria falta da convivência com eles. Chegando ao laboratório da escola que fica em frente ao jardim, uma flor de Hibisco me deu bom dia e cheia de gotas da chuva virou postagem da semana aqui. Hibiscus syriacus  originária da China chega a medir 2 m de altura, popularmente chamado de Hibisco da Síria ou Rosa de Sharon. Adepta de locais ensolarados necessita anualmente de adubação.

sábado, 7 de abril de 2012

GRILO-TOUPEIRA






 
Matheus Willis com a paquinha.
 
Minha turma de 5ª série/6º ano
Em atividade com minha turma de 5ªsérie/6º ano, no jardim da EEEFM Padre Luiz Gonzaga meus miúdos improvisando luvas com sacos plásticos encontraram uma paquinha-de-jardim que também é conhecida como grilo-toupeira que pertence a família Gryllotalpidae. Foi a sensação da manhã na escola, foi colocada no canteiro de Teresinhas que cultivamos. O grilo-toupeira são animais de hábitos noturnos e quando adultas são onívoros, comem larvas de outros insetos, vegetais, raízes. São comida fáceis principalmente de pássaros e ratos. A fêmea deposita ovos em buracos cavados por ela em terra úmida e macia, quando nascem alimentam-se das raízes de plantas. Meu aluno Matheus Willys muito corajoso, capturou uma para a fotografia, logo após a devolveu ao solo.

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER