"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sábado, 30 de junho de 2012

MAQUETES 8º ANO 2012















Meus alunos do 8º ano do turno da manhã da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, fizeram bonito, misturaram Ciências, Artes e principalmente reaproveitamento orgânico. Aquilo que era comestível e que não era aproveitado ou inapropriado para consumo, virou macrocélula. Explicando o que acontece na fisiologia de uma célula garantiram seus pontos para a 1ª avaliação. Meus heróis gostei do empenho!  

sábado, 23 de junho de 2012

ALCACHOFRA


Sempre esteve presente nos medicamentos lá por casa, porém nunca tinha visto a planta. Quando fui a UFPA- Campus Bragança, me deparei com a planta que convidou-me a fotografa-la. Bem diferente das demais plantas que já vi, é utilizada como remédio e na culinária. 

sábado, 16 de junho de 2012

CAETÉ




A Heliconia sp popularmente chamada de bico-de-papagaio, bananeira-do-brejo, bananeira-ornamental, também é conhecida como Caeté, o nome do rio que passa em minha Bragança. Uma planta ornamental e exótica dos trópicos não passaria despercebida aos meus clics. Se bem irrigada em solo fértil produz flores o ano inteiro.

terça-feira, 12 de junho de 2012

ANTÚRIO








Essas fotos vem direto do jardim de vovó Micas, ganhou do tio Chico filho dela. O Antúrio ficou conhecido como a "flor do Jorge Tadeu". Para mim o que a torna mais exótica são as cores que variam do branco até o vermelho como mostram as fotos. O Antúrio pode chega a medir cerca de 1 metro, floresce o ano inteiro, inclusive no verão, é uma planta de regiões subtropicais e tropicais. As folhas chegam a medir 0,40 m lembrando bastante a forma de um coração. Como hoje é o dia dos namorados, embora eu esteja só, aqui vai minha homenagem aos casais apaixonados.

terça-feira, 5 de junho de 2012

DIA DO MEIO AMBIENTE

Buscando as fotos para essa postagem sobre o Dia do Meio Ambiente encontrei essas do ano de 2006, em que com alunos do 3º ano do Ensino Médio da EEEFM Padre Luiz Gonzaga realizamos uma mobilização em toda escola e saímos em passeata pelas ruas de Bragança, com plantio de uma árvore na Praça da Matriz, com um balé, ao som da música DEPENDE DE NÓS do Ivan Lins, na Orla do Caeté. Foi um momento muito bom, devido a equipe de alunos que ajudaram a organizar.













Esse ano ainda na mesma escola, limpamos o jardim e plantamos outros vegetais, além de reaproveitarmos Garrafas Pet para fazer vassouras, que estão sendo utilizadas na própria instituição.









  




 O SENAI-BRAGANÇA ficou sabendo da ação com as Garrafas PET e pediu à escola, minha liberação por um dia, para ministrar a mesma oficina para seus alunos. Encontrei muitos alunos que foram meus na EEEFM Padre Luiz Gonzaga.








Meus alunos da EEEFM Drº Francisco de Paula Pinheiro não ficaram de fora das atividades ambientais, também cuidaram do jardim e produziram vassouras.











Apenas para lembrar que o Meio Ambiente não deve ser cuidado e foco de nossa atenção apenas durante uma semana mas sim a cada sol que nasce. 
"Não pode haver navegação sem rios,
Não pode haver rios sem fontes,
Não há fontes sem floresta, 
Não há fontes sem chuvas, 
Não há chuva sem humanidade, 
Não há humanidade
Não há humanidade sem florestas."
José Bonifácio de Andrada e Silva, 1815.

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters