"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sábado, 29 de março de 2014

AGREGADORES!






Essa última foto justifica a qualidade das fotos anteriores. Pois foram ampliadas para mostrar detalhes do gastrópode no fungo do jardim de minha casa. Pertence a espécie Subulina octona que tem por característica a agregação. A agregação pode representar para os moluscos terrestres uma estratégia para a conservação da água corporal. Os agregados usualmente envolvem muito contato entre os indivíduos, diminuindo a área de superfície corporal exposta e sujeita a evaporação (DUNDEE et al. 1975). Além de favorecer o encontro de parceiros para o acasalamento.

sábado, 22 de março de 2014

O GURI E O SIRI !




A Prainha localizada no município de Augusto Corrêa, é realmente tudo o que já foi mencionado aqui no blog, rica em biodiversidade. Caio um guri que amo, meu futuro biólogo, muito destemido fez questão de posar pra minha lente com o siri na mão. O siri-azul é também conhecido como siri-tinga. É um siri que ocorre tanto em águas rasas quanto profundas, vive em praias lodosas, chegando a medir até 15 cm de envergadura. Independente de qualquer outra coisa esse animal seria fotografado, porém seu azul foi o que mais me chamou atenção.

quinta-feira, 13 de março de 2014

FEITICEIRA !







Esse ano meu carnaval foi muito animado. Minha folia foi em meio a natureza e um dos lugares visitados por mim foi a Prainha em Augusto Corrêa- Pará. Lugar fantástico com fauna e flora de manguezal que encanta qualquer pessoa. Em meio a amigos, avistamos um animal que a primeira vista chamamos de formiga, que a corajosa Íris Lins Guerreiro, também professora, só que de Física, amiga de longas datas, pôs em sua mão para que eu pudesse fotografar. Trata-se de uma vespa sem asa popularmente chamada de formiga feiticeira. Elas tem por hábito parasitar outros insetos imaturos como borboletas, moscas e besouros. São pertencentes ao gênero Traumatomutilla sp. Agradeço a amiga Tamirys Farias por ter me apresentado esse paraíso na Terra. Obrigada!

quinta-feira, 6 de março de 2014

ESTALADEIRA !




Daqui de baixo era apenas mais um exemplar de lepdoptera, o que ainda assim me levou a fazer a foto. Ao me aproximar percebi que tratava-se de uma espécie que eu nunca havia visto. É uma Hamadryas sp conhecida como "estaladeira" pelo ruído emitido por suas asas. Gosta das zonas sombreadas das matas, vez ou outra é avistada nas áreas ensolaradas. 


COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters