"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

domingo, 26 de outubro de 2014

BANDEIRADO !


Continuando com a pesca de curral de minha região. Eis aqui o bandeirado (Bagre bagre) que ocorre da Colômbia até a costa do Pará. O que me chamou atenção foi a cor do animal. De valor comercial grande, hoje em dia é difícil encontramos um com 50cm. 

domingo, 19 de outubro de 2014

BAIACU !




O Baiacu é um peixe muito capturado nas pescas de curral, aqui na região Norte do Brasil, porém não possui valor comercial. O animal possui em alguns órgãos e na pele uma substância venenosa, por isso não são comestíveis. No Japão apesar de todo o risco prepara-se o peixe limpando bem sua estrutura, e recebe o nome de TUFU. Apesar da remoção do veneno ainda pode causar efeitos narcóticos e causar uma certa dormência na língua. Quanto menor a espécie de baiacu, mais venenoso é esse da foto é da espécie Colomesus psittacus. O processo de inflar é uma estratégia de defesa do animal.

domingo, 12 de outubro de 2014

GÓ !






Sempre falo em pesca de curral. Aí está o artefato dessa atividade de minha região. Abaixo uma Gó (Macrodon ancylodon), também chamada de Goete ou pescada gó. Um peixe que ocorre da Venezuela a Argentina. Pode medir até 45 cm. Tem importância comercial devido sua carne ser muito apreciada por moradores e turistas nas cidades ribeirinhas do Pará. Só fiquem atentos para o período de defeso. Período em que está proibida sua pesca, para a reprodução e perpetuação da espécie.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

BOTOS !

 







Na semana de meu aniversário uma postagem relevante e significativa a minha pessoa, por ter estudado eles em minha primeira graduação que foi em Ciências Biológicas. Semana passada me dei de presente esse momento. Naveguei pelo rio Caeté com o propósito de avistar os cetáceos ocorrentes aqui no estado do Pará, botos ou golfinhos tucuxi. Afinal o que são? São botos? Golfinhos? Toninhas? ou Tucuxis? Na verdade são cetáceos da espécie Sotalia guianensis a definição boto e toninha é a linguagem cabocla, a golfinho a urbana e a tucuxi indígena para o mesmo animal, que me encanta e fascina a muitas outras pessoas. 

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER