Esta postagem é prova de que a falta de recursos didáticos e espaços pedagógicos, como bibliotecas, sala de informática e laboratório multidisciplinar, em uma escola interfere na capacidade de criação de nossos alunos. Cabendo a eles recorrerem a formas convencionais e obsoletas de absorção de conhecimento, absorção sim pois a construção dele ficou um pouco além do previsto. Nesta atividade de maquetes celulares meus alunos recebem a aula expositiva, visualizam a célula ao microscópio e por último montam a maquete como forma de assimilação das funções da organelas. Ao avaliar alunos de minhas duas escolas nesta atividade percebi que em uma delas eles não demonstraram ter noção, por mais que eu tenha ressaltado, a tridimensionalidade que a célula possui. Afinal não se pode reproduzir aquilo que não se conhece. Como o trabalho não era de Artes e sim Ciências, eles se sairam bem pois souberam dizer a função das estruturas intracelulares, porém a morfologia ficou a desejar. Mas, a criatividade mais uma vez me surpreendeu pois reaproveitaram muita sucata e restos de feira. Parabéns a todos vocês !
PÁGINAS
▼
sexta-feira, 27 de maio de 2011
terça-feira, 17 de maio de 2011
ARCO-ÍRIS
Foto feita na porta de entrada da EEEFM Padre Luiz Gonzaga
Essa postagem é mais direcionada para meus alunos da 8ª série que estudaremos Óptica em Ciências. Após uma chuva severa que caiu sobre a Pérola do Caeté durante boa parte do dia, uma bela recompensa veio ao final da tarde com um arco-íris formado. Embora depois tenha continuado a chover foi muito bom ter um final de tarde tão colorido. O arco-íris é formado por incidência da luz do sol nas gotas d’água presente na atmosfera. O tradicional Arco-íris é na verdade a luz do sol alargada pelo espectro de cores, desviadas para o olho do observador por gotinhas de água, mais especificamente, gotinhas de chuva. O Arco que aparece é apenas metade do círculo que tem um centro comum, mas não é todo visível. As cores do arco-íris são na sequencia vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta. Descartes estudou a fundo esse fenômeno.
terça-feira, 10 de maio de 2011
AULA DE CIÊNCIAS: 9º ANO VELOCIDADE DA GOTA D'ÁGUA NO ÓLEO
Hoje além da EEEFM Padre Luiz Gonzaga também estou lotada na EEEF Drº Francisco de Paula Pinheiro, onde ministro aulas para o Ensino Fundamental e semana passada foi uma aula muito produtiva, pois meus "projetos de cientistas" fizeram um experimento sobre velocidade na aula de Ciências do 9º Ano. Fiquei muito satisfeita pelo empenho da turma. Clic na foto para ver o video.
terça-feira, 3 de maio de 2011
PASSER DOMESTICUS
Macho
Engana-se quem pensa que blogueiro faz foto e pronto de imediato posta em seu mimo, Vossa Majestade o "BLOG". Em particular essa postagem estava sendo construída a mais de um ano mais precisamente há um ano e dois meses quando eu ainda estava lotada na EEEFM Rio Caeté, sempre que chegava à escola ficava de tocaia para fazer fotos dos pardais, que faziam e ainda fazem ninho abaixo das telhas da escola. Como sua alimentação é a base de migalha, insetos e minhocas era muito fácil vê-lo no jardim da mesma, difícil era fotografa-los. Por fim, semana passada ao estar ministrando aula na 6ª série, na EEEFFM Padre Luiz Gonzaga sou surpreendida com penas caindo da direção do ventilador da sala de aula, era um pardal que colidiu com o mesmo e caiu no chão entre os alunos. Juliane sem titubear correu em socorro em direção a ave que pouco manifestava sinais vitais, após as fotos o mesmo veio falecer nas mãos de minha aluna, que o enterrou no jardim da escola e até hoje ela e sua turma, prestam homenagem póstumas ao mesmo.