PÁGINAS

sábado, 28 de abril de 2012

SOCOZINHO

Uma garça próximo ao rio que corta minha Bragança- Pará

 Em frente a minha casa, em uma obra não acabada um socozinho vem me desejar bom dia.
 Butorides striata





Uma rolinha fez questão da aparecer na foto.
Bragança é isso, a natureza presente em nosso cotidiano. Seja nas vias públicas ou propriedades privadas, está ali linda, singela ou imponente, mas sempre dando o ar de sua graça. Fazendo desta cidade mais bonita e agradável. Socozinho é o nome popular do Butorides striata   que se alimenta de peixesinsetos aquáticos (imagos e larvas), caranguejos, moluscos, anfíbios e répteis. Permanece imóvel por longos períodos, empoleirado sobre a água ou em suas proximidades, à espera de presas. Costuma por de 3 a 4 ovos, preferem a época da seca para se reproduzir. Distraída em fotografar o socozinho nem percebi a rolinha encolhida no muro, só percebi depois quando descarreguei a câmera.
FONTE:

sábado, 21 de abril de 2012

COSMO










Preocupada em fotografar as flores de Bidens sp os insetos roubaram a cena. Popularmente conhecida como "Flor do Cerrado", "Picão" e "Cosmo" ao pesquisar sobre essas flores que tanto enfeitam dando alegria ao jardim da EEEFM Padre Luiz Gonzaga . O site Flor do Cerrado me surpreendeu, pois através dele fiquei sabendo que essa planta é utilizada como remédio para anemia, palidez, hepatite, icterícia e hemorroidas. Além de ser fonte de néctar para aves e insetos como mostram as fotos. Segundo o blog Amiga das Flores essa planta é extremamente rústica, apresenta folhas compostas e pilosas e longos pedúnculos florais. Suas flores reúnem-se em capítulos simples ou dobrados, de coloração laranja ou amarela, com as pontas dentadas. No paisagismo, o picão pode compor belos maciços e bordaduras, ou composições com outras flores de cores e texturas diferentes. Tem o mesmo estilo campestre das margaridinhas. Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, com regas regulares. Multiplica-se por sementes, com extrema facilidade, de forma que é considerada planta invasiva em determinadas situações.  
FONTES: 

sábado, 14 de abril de 2012

ROSA DE SHARON





Fale quem quiser falar e fale o que quiser! Mas acredito muito em uma sintonia muito forte entre a paixão pelo que eu faço, quanto profissional e a retribuição da natureza para comigo. Em uma quarta-feira de março foi a última aula da oficina de Redes Sociais que ministrei aos professores da EEEFM Padre Luiz Gonzaga onde trabalho. Foi uma manhã muito chuvosa e como era o último dia da oficina, que foi muito proveitosa tanto para mim quanto aos participantes, já amanheci com o sentimento de fim e que sentiria falta da convivência com eles. Chegando ao laboratório da escola que fica em frente ao jardim, uma flor de Hibisco me deu bom dia e cheia de gotas da chuva virou postagem da semana aqui. Hibiscus syriacus  originária da China chega a medir 2 m de altura, popularmente chamado de Hibisco da Síria ou Rosa de Sharon. Adepta de locais ensolarados necessita anualmente de adubação.

sábado, 7 de abril de 2012

GRILO-TOUPEIRA






 
Matheus Willis com a paquinha.
 
Minha turma de 5ª série/6º ano
Em atividade com minha turma de 5ªsérie/6º ano, no jardim da EEEFM Padre Luiz Gonzaga meus miúdos improvisando luvas com sacos plásticos encontraram uma paquinha-de-jardim que também é conhecida como grilo-toupeira que pertence a família Gryllotalpidae. Foi a sensação da manhã na escola, foi colocada no canteiro de Teresinhas que cultivamos. O grilo-toupeira são animais de hábitos noturnos e quando adultas são onívoros, comem larvas de outros insetos, vegetais, raízes. São comida fáceis principalmente de pássaros e ratos. A fêmea deposita ovos em buracos cavados por ela em terra úmida e macia, quando nascem alimentam-se das raízes de plantas. Meu aluno Matheus Willys muito corajoso, capturou uma para a fotografia, logo após a devolveu ao solo.