PÁGINAS

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CÓPULA



  


Nas excursões com meus alunos da EEEFM Padre Luiz Gonzaga enquanto eles fotografavam seus líquens e briófitas, fui presenteada pela natureza, com o momento da cópula entre borboletas que segundo Drº Eduardo Carneiro dos Santos trata-se de exemplares de Aricoris sp. Os machos apresentam comportamento territorial enquanto as fêmeas depositam ovos próximo a formigueiros, constituindo assim uma relação mutualística com formigas. Essa relação mirmecófila, dá-se em decorrência da lagarta desta borboleta apresentar uma glândula que libera uma substância doce que alimenta as formigas, e para obter esse líquido as formigas massageiam a glândula. É comum encontrar pequenas larvas saindo de formigueiros, pois são levadas para lá, pelas formigas, ainda nos ovos. Saem em busca de outras folhas para sua alimentação. Essa sim foi uma das melhores fotos que já fiz.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

IMPONENTE


Com aproximadamente 10 cm de comprimento esse representante do gênero Callipogon sp assustou algumas pessoas presentes na EEEFM Yolanda Chaves, suas características peculiares o fez virar estrela da semana aqui no blog. Ele é típico da Amazônia e alimenta-se de matéria orgânica em decomposição, chegando a pesar 70 gramas e medir 20 cm. Essa postagem contou com ajuda de Danilo de Paula via Facebook. 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

EXCURSÃO "FUNGOS 2012"


Clarice feliz com sua coleta.
Segundo o blog Fungos do Brasil Lentinus crinitus é uma espécie bastante comum em todo o Brasil e são frequentemente associadas a troncos em decomposição. Apresentam basidioma centralmente estipitado, infundibuliforme e superfície abhimenial verrugosa a estrigosa. Esse poliporáceo já foi bastante estudado, inclusive a respeito de suas ações enzimáticas, na qual possui a capacidade de mineralizar organoclorados (Ballanimut, 2007).







Sob o sol do verão paraense buscando o melhor horário e local para essa atividade com meus alunos da EEEFM Padre Luiz Gonzaga. A observação e coleta de fungos nas matas de nossa Bragança do Pará, foi uma atividade que alavancou o interesse de muitos alunos meus a quererem estuda Ciências Biológicas. Depois desta atividade eles querem toda semana uma aula prática. Haja fôlego para a Orquinha aqui.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CAJU

 Castanha o verdadeiro fruto.

 Caju o pseudo-fruto.
Caju é apreciado por passáros.
Outra delícia que também ocorre no estado do Pará, embora em vários estados do Nordeste do país é bastante abundante, é o Caju Anacardium occidentale L. rico em vitamina C e as do Complexo B além de ferro. Altamente fibroso apresenta mais de 20 variedades do fruto. Sendo um pseudofruto (originado do pedúnculo ou do receptáculo de uma única flor) o caju é todo aproveitado na alimentação pois a castanha seu fruto verdadeiro também é muito apreciada na culinária. Outra curiosidade é que geralmente se adapta a todo tipo de solo.