PÁGINAS

quinta-feira, 30 de maio de 2013

NO MANGUEZAL !







Ainda no manguezal bragantino me deparo com uma Argiope argentata que garantia a sobrevivência predando gafanhotos e grilos que posavam em sua teia, enovelando-os com uma rapidez impressionante, que não deu tempo nem de fazer um vídeo deste momento interessante. 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

ARANHA NO MANGUEZAL !












Segundo Nogueira et al (2006) A maioria das aranhas é predadora generalista, exibindo uma enorme diversidade de estratégias para capturar suas presas. Isto inclui desde a procura ativa e a emboscada (“sit and wait”) até o uso de diversos tipos de armadilhas de seda, as teias. Essa aí é uma Alpaida sp fotografada durante a excursão que fiz com meus alunos da EEEFM Padre Luiz Gonzaga ao manguezal que liga a cidade de Bragança à praia de Ajuruteua no Nordeste paraense. 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

SISTEMA SOLAR !






Frequentando minhas aulas para observação, as amigas que estagiaram junto a mim na EEEFM Padre Luiz Gonzaga, apresentaram o Sistema Solar em um ilustrado painel respeitando a diferença de tamanho e ordem dos planetas. Meninas, Neila, Daniele e Eliane foi muito bom a companhia de vocês, voltem sempre, saibam que estou aqui para essa troca de conhecimento.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

EM AULA DE CIÊNCIAS !







Em aula de Ciências na EEEFM Drº Francisco de Paula Pinheiro avistei na cadeira do professor esse Lamiinae como sempre não me contive e fotografei esse lindo espécime, cheio de imponência e curiosidade. Muito presente em locais com várias árvores, ocorrendo em toda a América.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

LUMINOSO !




Muitas vezes na vida, eu diria na maior parte das vezes que ocorre o tamanho pouco importa. Leva-se em consideração o brilho que transparece e características únicas de cada ser. Foi o que aconteceu em relação a esse inseto Berytidae que avistei no longo corredor da EEEFM Padre Luiz Gonzaga enquanto me dirigia a uma das salas de aula. Uma das características desse animal é a presença de articulações nas antenas, sem dizer que ocorrem em todo lugar do mundo sendo assim considerado cosmopolita.