Essa última foto justifica a qualidade das fotos anteriores. Pois
foram ampliadas para mostrar detalhes do gastrópode no fungo do jardim de
minha casa. Pertence a espécie Subulina octona que tem por característica a agregação. A
agregação pode representar para os moluscos terrestres uma estratégia para a
conservação da água corporal. Os agregados usualmente envolvem muito
contato entre os indivíduos, diminuindo a área de superfície corporal exposta e
sujeita a evaporação (DUNDEE et al. 1975). Além de
favorecer o encontro de parceiros para o acasalamento.
PÁGINAS
▼
sábado, 29 de março de 2014
sábado, 22 de março de 2014
O GURI E O SIRI !
A Prainha localizada no município de Augusto Corrêa, é realmente tudo o que já foi mencionado aqui no blog, rica em biodiversidade. Caio um guri que amo, meu futuro biólogo, muito destemido fez questão de posar pra minha lente com o siri na mão. O siri-azul é também conhecido como siri-tinga. É um siri que ocorre tanto em águas rasas quanto profundas, vive em praias lodosas, chegando a medir até 15 cm de envergadura. Independente de qualquer outra coisa esse animal seria fotografado, porém seu azul foi o que mais me chamou atenção.
quinta-feira, 13 de março de 2014
FEITICEIRA !
Esse ano meu carnaval foi muito animado. Minha folia foi em meio a natureza e um dos lugares visitados por mim foi a Prainha em Augusto Corrêa- Pará. Lugar fantástico com fauna e flora de manguezal que encanta qualquer pessoa. Em meio a amigos, avistamos um animal que a primeira vista chamamos de formiga, que a corajosa Íris Lins Guerreiro, também professora, só que de Física, amiga de longas datas, pôs em sua mão para que eu pudesse fotografar. Trata-se de uma vespa sem asa popularmente chamada de formiga feiticeira. Elas tem por hábito parasitar outros insetos imaturos como borboletas, moscas e besouros. São pertencentes ao gênero Traumatomutilla sp. Agradeço a amiga Tamirys Farias por ter me apresentado esse paraíso na Terra. Obrigada!
quinta-feira, 6 de março de 2014
ESTALADEIRA !
Daqui de baixo era apenas mais um exemplar de lepdoptera, o que ainda assim me levou a fazer a foto. Ao me aproximar percebi que tratava-se de uma espécie que eu nunca havia visto. É uma Hamadryas sp conhecida como "estaladeira" pelo ruído emitido por suas asas. Gosta das zonas sombreadas das matas, vez ou outra é avistada nas áreas ensolaradas.