PÁGINAS

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

ARANHA PESCADORA


Ela chegou embalada em um saco plástico até mim para que fosse feita a identificação. De pernas longa chamou a atenção de quem a capturou e quis saber mais a respeito dela, logo após liberada do cativeiro momentâneo fotografei e fui atrás de informações. Trata-se de uma  Ancylometes rufus também conhecida como aranha pescadora não é venenosa. Seu cardápio é constituído de anuros, girinos e peixes. Essa da foto media cerca de 8 cm, ao ser liberta rapidamente subiu a árvore.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

PREDADOR DE EMBUÁ!

Em passeio pelo Museu Emílio Goeldi me deparo com esse Hemiptera, lindo que logo me chamou atenão pela coloração. Trata-se de Brotostoma sp um bravo predador de Embuá, ocorre em todo o Brasil. Quem olha não diz que esse pequenino é carnívoro.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

ANU BRANCO!



Enquanto eu fazia umas fotos em uma das praças de Bragança, essa ave diferente, porém bonita me observava como se tomasse satisfação de quem era o ser estranho (EU) no espaço que ele habitava. A ave é um Anu Branco de nome científico Guira guira, mede cerca de 40 cm, e odor forte e característico, perceptível para nós a vários metros e capaz de atrair morcegos hematófagos e animais carnívoros. São carnívoros predadores de gafanhotos, aranhas e outros artrópodes. É um animal bonito e curioso.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

PRAGA DO MELÃO


Linda e contrastando com o vermelho do meu carro a Diaphania sp. não passou despercebida por meus olhos nem meu click. Conhecida como praga do melão também predam melancias e o pepino. As fêmeas ovipositam nas folhas, ramos, flores ou frutos em grupos de 3 a 8 ovos. O período larval é de, aproximadamente, 10 dias e o ciclo de vida total é de 25 a 30 dias. Pupas se localizam no solo ou em material em decomposição.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

DO MANGUEZAL À ESCOLA DA CARTILHA À MULTIMÍDIA.

DO MANGUEZAL À ESCOLA, DA CARTILHA À MULTIMÍDIA: O USO DA ANIMAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ZONA COSTEIRA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Eis aqui o título de minha dissertação de Mestrado pela UFPA- Universidade Federal do Pará - Campus de Bragança, juntamente com o IECOS - Instituto de Ensino Costeiros e o LAMA - Laboratório de Ecologia de Manguezal e LAMA. Agradeço a Deus e ao meu orientador Professor Dr Marcus Fernandes pelo desafio e amizade me mostrando novas veredas a trilhar. Animação construída por mim na ferramenta SCRATCH com desenhos elaborados por discentes de duas escolas das áreas de Manguezais da região Norte do Brasil, onde realizei meu trabalho de campo. É com muita satisfação que compartilho essa obra que une o Ensino de Ciências e Tecnologia através da animação.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

GAVIÃO-CARANGUEJEIRO



Medindo cerca de 45 cm é imponente quando posa em um galho de Rizophora sp (arvore do Manguezal). Alimenta-se de crustáceos que captura em seus voos rasantes, durante a corte  emite assovios altos e melodiosos e cantos que mais parecem risadas, tudo para atrair a atenção do sexo oposto. No ninho coloca apena um ovo por ninhada. Encontrado sobrevoando as áreas de rios e manguezais esse foi avistado no Manguezal da Praia da Corvina em Salinópolis estado do Pará.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

SISTEMA CIRCULATÓRIO 8ºANO

https://www.youtube.com/watch?v=NtmnJeKMX4s

https://www.youtube.com/watch?v=XJ3y0gRdPt0
Meus alunos do 8º ano da EEEFM Padre Luiz Gonzaga deram show soltando a voz para explicar o sistema circulatório. A primeira equipe utilizou a paródia do EQUIPE BIO  a outra equipe o aluno Davi Santos que a fez. Para conferir a apresentação deles basta clicar nas fotografias. Abaixo a letra de cada uma das paródias.

Canção do Coração
Equipe Bio

O que nós vamos estudar é o nosso coração
Ele tem quatro cavidades e dupla circulação
Explosão de batimentos, sístole vai provocar
Ah é átrio ventricular

Aorta que vai conduzir o sangue que
Leva o oxigênio ao corpo enfim
O CO2 do tecido vai segui
Por veia cava ao direito átrio sim

Contração faz o sangue pro ventrículo passar
E vai pra artéria que é pulmonar
O que nós vamos estudar é o nosso coração
Ele tem quatro cavidades e dupla circulação
Explosão de batimentos, sístole vai provocar
Ah é átrio ventricular

Chegando o sangue ao pulmão ocorre ai
Hematose finalmente segue assim
Pra pulmonar que é a veia que tem fim
No átrio esquerdo que O2 recebe sim

Contração faz o sangue pro ventrículo passar
E vai pra aorta oxigenar

O que nós vamos estudar é o nosso coração
Ele tem quatro cavidades e dupla circulação
Explosão de batimentos, sístole vai provocar
Ah é átrio ventricular

Marcapasso é que produz impulso elétrico verei
Feixe Hiss é quem conduz
Uma sístole terei

O que nós vamos estudar é o nosso coração
Ele tem quatro cavidades e dupla circulação
Explosão de batimentos, sístole vai provocar
Ah é átrio ventricular (bis)
------#--------#----------#-----------#-------------
Paródia o Coração é especialista
(Olha a Explosão) MC Kevinho

O coração é especialista
Estude e não desista
Ele manda o sangue
Que garante sua vida

O coração é especialista
Estude e não desista
Ele manda o sangue
Que garante sua vida

Ele manda o sangue que garante sua vida

Isso sem falar do sistema de condução
O nosso sinusal é quem faz a estimulação

Olha o coração

Quando ele bate ele faz injeção
Envia o sangue para circulação
Do lado direito manda pro pulmão
O ventrículo esquerdo pro corpo então
Tão tão tão tão

Quando ele bate ele faz injeção
Envia o sangue pra circulação
Do lado direito manda pro pulmão
O ventrículo esquerdo pro corpo então
Tão tão tão tão

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

PARÚ

Eu estava a caminho de Ajuruteua, quando paramos para umas fotos na ponte grande e ao descer do carro avistei no chão esse peixe, logo fui informada de que tratava-se de um Parú, também conhecido aqui na região como Enxada. É um Chaetodipterus faber encontrado em águas costeiras rasas, embora comestível de baixo valor comercial. Alimentam-se de pequenos crustáceos, moluscos e algas.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

PRAGA DAS HORTAS.







Feliz da vida com meu pimental, no jardim chego hoje e vejo em uma de minhas pimenteiras preferida, um inseto Leptoglossus sp, busquei maiores informações e descobri que é uma praga para o pimental. Ele se alimenta da seiva da planta enrugando as folhas, como não quero utilizar inseticidas vou arranjar uns predadores naturais, moscas se alimentam dos ovos e de repente uns sapinhos para o animal adulto.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

PAVÃO!

 Macho
 Macho
 Macho
 Fêmea
Animal lindo que tem sua origem na Índia, vive em média 30 anos e procriam até os 15 anos, a fêmea põem de 6-8 ovos, que levam 30 dias para eclodir. Alimenta-se de frutas embora não rejeite proteina animal, para dormir costuma subir no mais alto dos arbustos ou até mesmo em árvores. Em algumas propriedades é o primeiro a dar alarme de algum animal intruso em seu território.