Rothschildia hesperus betis
De volta a Vila do Bacuriteua, para cumprir horário antes do recesso, na escola Cezar Pinheiro onde leciono. Fui surpreendida por essa mariposa na sala onde me encontrava, não a havia visto até ela bater asas e me assustar com seu vôo, ao vê-la sair pela janela lamentei não ter capturado-a através da lente de “Maria Benedita” (minha câmera). Assim cumpri o horário de trabalho em meio aos diários de classe com médias e freqüências de meus alunos, porém volta e meia lembrava a mariposa que escapou. Quando saí da escola para retornar a Bragança, como por instinto olhei para a parede de fora da escola e lá estava ela, linda, no seu marrom caramelo como se estivesse me aguardando para ser fotografada. Foi tão passiva aos meus “clicks” que pude fazer a foto da cabeça. No México ela está associada a deusa Itzpapalotl.
Características- Possuem asas de cores brilhantes e variadas. Em média, uma mariposa ou borboleta vivem 2 semanas, variando com a espécie. Algumas podem viver por 2 dias, enquanto outras podem viver por 6 meses a um ano. Suas asas podem ter cores que imitam (mimetizam) as espécies de plantas ou de outras borboletas ou mariposas tóxicas e assim acabam sendo protegidas dos predadores. Algumas borboletas e mariposas possuem cores semelhantes às do ambiente, ficando "camufladas" e, portanto menos visíveis para os predadores.
Habitat – áreas rurais e urbanas, matas, jardins.
Habitat – áreas rurais e urbanas, matas, jardins.
Ocorrência – são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida.
Hábitos– noturnos.
Alimentação – néctar e substancias adocicada.
Predadores naturais – pássaros, aves, répteis e anfíbios.
Ameaças – destruição do habitat, poluição, caça indiscriminada, agrotóxicos. Borboletas, mariposas e suas lagartas, necessitam de plantas e ambientes específicos para sua sobrevivência e por essa razão são especialmente vulneráveis à degradação ambiental. Em todo o mundo, há várias espécies sob risco de extinção. No Brasil, segundo o IBAMA, Portaria nº 1522/1989 e nº 45-n/1992 a lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção, inclui 25 borboletas, das quais 4 são consideradas extintas
Fonte: http://www.vivaterra.org.br/insetos_3.htm
Nossa! professora Daniela, nunca havia visto uma mariposa tão bonita, tenho que admitir que seu blog não há somente informações, mas tbm belas fotos, que todos visitem e comentem essa maravilha de fotografia, PARABÉNS.
ResponderExcluirNelma Melo
Que linda mariposa, minha querida... a natureza é perfeita... lindo o seu amor por ela...e a dedicação que você tem...também adoro observar bichos, borboletas, enfim a natureza como você. As fotos ficaram lindasss...
ResponderExcluirBeijos...
Linda foto! O conhecimento com arte, professora. Muito bem!
ResponderExcluirRealmente a cada postagem eu aprendo mais e mais e me supreendo com fotos belíssimas! Parabéns colega!
ResponderExcluirOi Daniela!
ResponderExcluirCombina bem objetivo, persistência, poesia e clic, sem isso as coisas ficam sem alma.
Sucessos nos achados da semana...
Os bichos estão por aí, sinal de vida no ar!
Respiremos! Sem suspirar, cuidemos do lugar onde estamos, lembre-se do 5R.
Abraços!
Maria do Rocio
São lindas.... mas quando entram dentro de casa e ficam como loucas atrás de luz, me dão medo rs
ResponderExcluir=]
show ... amei o registro das fotosssss
ResponderExcluiro artigo também é bem interessante. vivendo e aprendendo
Oi, Dani, sua foto está muito bonita, as borbletas são muito belas, parabéns pela beleza que nos proporcionou
ResponderExcluir