Mexendo em meus arquivos digitais, encontrei esta foto que a muito tempo estava esquecida. Foi uma excursão que participei em 2008, pela EEEFM Mário Queiroz do Rosário onde lecionava na época, para a nascente do rio Cereja aqui em Bragança-Pará. Andando dentro d'água, atolando na lama e nadando em rios com calça jeans, não perdi o foco da missão que na ocasião era fazer o registro fotográfico da atividade. Buscando apoio para não molhar "Maria Olympia" minha câmera na ocasião, me segurei em uma árvore e para minha surpresa eu não era a única a me apoioar.
Encontrei esse batráquio da espécie Trachycephalus venulosus, logo ele tornou-se modelo fotográfico para mim.
Os anuros (sapos, rãs e pererecas) são chamados os anfibios que não possuem cauda. Os sapos possuem as glândulas parótidas (estrutura de defesa) bem desenvolvida atrás dos olhos. As rãs não possuem as parótidas bem desenvolvidas, porém possuem as patas com membranas entre os dedos. A pererecas não possuem as parótidas desenvovidas também como as rãs, mas possuem ventosas nos dedos.
Quanto a beijar sapos para encontrar principes/princesas isso é uma outra história.
FONTES:
Amei essa postagem srª Daniela, pois eu como leiga, gostei de saber e aprender tais difrenças entre ambos, mais uma vez meus PARABÉNS pelo seu maravilhoso trabalho.
ResponderExcluirabraços
Nelma
Olá
ResponderExcluirMuito bom eu blog.
Também sou formada em Biologia!!
Achei muito interessante!!
Analine
Gosto de fotos assim. (http://twitpic.com/1oem9x) Elas nos dão uma história completa, um compêndio biológico ou ambos. Parabéns!
ResponderExcluirOlá, adorei seu blog!! AMO animais!!
ResponderExcluirSe puder, dá uma passadinha no meu e siga também --> http://twittwittudodebom.blogspot.com/
Um beijo e sucesso!!
Olá
ResponderExcluirAdorei a idéia do blog e os posts também são ótimos!
Eu como biólogo, fico contente quando me deparo com gnte tentando mostrar a biologia de outras formas!
Acho que assim conseguiremos cada vez mais adeptos na defesa do Meio Ambiente!
Esta de Parabéns!
Que blog bacana!!! Adorei!!! Indicarei para uma amiga bióloga! bjs
ResponderExcluirFiquei pensando se o seu modelo fotográfico tão lindo não seria um príncipe encantado...ele estava ali esperando que alguém o beijasse...para ser transformado em um lindo príncipe...
ResponderExcluir