PÁGINAS

sábado, 31 de março de 2012

PEIXE-BOI





 
Confesso mesmo! Durante a excursão da EEEFM Drº Francisco de Paula Pinheiro,esse foi o animal que eu mais queria ver e foi o mais difícil de fotógrafar. Parecia que ele sabia disso e se fazia de rogado quando eu e Maria Benedita (minha câmera) nos preparavámos para fotografá-lo, vinha a tona buscar o ar, mas logo mergulhava como quem brinca de esconde-esconde. Ameaçada de extinção por conta de sua pele ser usada no século passado para fazer correias de máquinas e por sua carne ser consumida por populações ribeirinhas, hoje  encontra-se nessa lista. Sua gestação dura em torno de 180 dias, originando apenas um filhote por vez. Os adultos podem pesar até 750 kg, sua alimentação é herbívora e se distribuem em toda a bacia Amazônica.

sábado, 24 de março de 2012

RECONHECIMENTO EM CARICATURA



A vida tem dessas coisas, nunca pensei que eu fosse adiar uma postagem, mas hoje fiz isso e por um bom motivo. Valdeir meu aluno do 2º ano do Ensino Médio da EEEFM Padre Luiz Gonzaga me presenteou com minha caricatura, com dedicatória e tudo, não tive como não fotografar e registrar aqui. Como prometi a ele, sem que me pedisse, vou divulgar aqui o telefone de contato para alguém que queira seu trabalho (91) 9273-6303. O salário de professor é pouco, mas essas situações são bem gratificantes.

sábado, 17 de março de 2012

QUELÔNIOS




O assunto desta vez é sobre a ordem Chelonia ou quelônios que agrupa os jabutis, cagados, muçuãs, tartarugas entre outros. Ainda na excursão da EEEFM Drº Francisco de Paula Pinheiro no bosque Rodrigues Alves e no Museu Paraense Emílio Goeldi tive o privilégio de fotografá-los copulando. A anatomia e morfologia deles me remete a um estado de sortilégio pleno muito semelhante ao qual me deparo quando navego e avisto cetáceos. Esses quelônios da fotografia são jabutis que chegam a viver 300 anos, sua fecundação é interna, com deposição de ovos em covas na terra. A postura pode chegar a 15 ovos o tempo de incubação é demorado cerca de 5 meses. A alimentação é onívora, alimentando-se de carne, verduras e frutas.

sábado, 10 de março de 2012

LESMA TERRESTRE




Dorso do animal.



Região ventral do animal.
Mara Dalila feliz com a captura.
A estrela da vez é um gastrópode terrestre, não possui concha, promove a detorção da massa visceral, são pulmonados e alimentam-se de vegetais. Presentes em regiões tropicais e sub-tropicais, fazem parte da dieta de sapos. Minha aluna Mara Dalila, do 3º ano do Ensino Médio, da EEEFM Padre Luiz Gonzaga aproximou-se de mim com uma página de papel dobrada dizendo que tinha uma surpresa pra mim. Quando abro a folha vejo no meio de tanto muco produzido, essa lesma, que após de ser fotografada e virar postagem da semana foi devolvida ao jardim da escola.

sábado, 3 de março de 2012

MICRATHENA SP


Na visita da EEEFM Drº Francisco de Paula Pinheiro ao bosque Rodrigues Alves em Belém do Pará, meus alunos mais pareciam Sherlock Holmes em busca de algo inusitado para Maria Benedita (minha câmera) capturar. Nem os menores seres vivos como essa aranha escaparam dos olhos atentos da garotada. Essa aranha é uma Micrathena sp um animal terrestre com estruturas que capturam suas presas no ar, adeptas de construir suas teias nas bromélias, planta bonita que atraí vários insetos que fazem parte da dieta desta aranha. Nesses detalhes Deus mostra sua perfeição.