Esse peixe é uma espécie de água doce que abrange desde a Colômbia até o nordeste do Pará. Em alguns países é utilizado como peixe ornamental. Podem apresentar uma coloração mais clara que essa da fotografia.
PÁGINAS
▼
quinta-feira, 25 de dezembro de 2014
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
BAGRE !
O Arius herzbergii conhecido como Bagre é um peixe de valor comercial aqui no estado do Pará. Ocorre da Colômbia ao Brasil chega a medir 35cm encontrado em substrato arenoso ou lodoso.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
JIQUIRI
Espécie ocorrente desde o Texas (EUA) até o sul do Brasil. O tamanho varia de 19cm a 35cm, o Conodon nobilis ocorre em regiões de fundo pedregoso como também em praias arenosas. Predador de peixes menores, moluscos, oifuróides, anelídeos e crustáceos. Apesar de ser comum, possui pouca importância pesqueira.
segunda-feira, 24 de novembro de 2014
ASSOCIAÇÕES!
A espécie dessa água-viva é Lychnorhiza lucerna ocorre em todo o litoral brasileiro, pode ser encontrado em associações com outros animais marinhos como caranguejos. As associações podem ser de parasitismo, comensalismo e predação. Além de reação de irritabilidade com intenso ardor em contato com a pele humana.
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
VASSOURADA 2014!
Tudo começou quando eu precisava de um tema para minha especialização em Educação Ambiental. E agora são muitos convites para ensinar escolas e outras instituições a reutilizarem garrafas PET, aquelas de refrigerante, a se tornarem vassouras. É não resolve todos os problemas do ambiente, mas reduz muito o impacto que cada uma garrafa causa. Pois na natureza até se decompor cada garrafa leva em média 200 anos. A partir dessa informação a EMEF Dr Simpliciano Fernandes Medeiros Jr, estabeleceu contato e fui lá burilar mentes para a prática dos R's da sustentabilidade. Pois na educação tem que ser assim, viu curtiu, comentou e compartilhou. Palavra de ordem para a educação nas próximas décadas é isso "parcerias", e o blog Lela Orca, faz com todas as instituições comprometidas com a cidadania e sustentabilidade.
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
TIMBIRA !
Timbira é assim chamado na Região Bragantina, no nordeste do estado do Pará, o peixe da espécie Oligoplites palometa. Ocorre da Guatemala até São Paulo, aqui é capturado também em pesca de curral. Chegam a 50 metros de profundidade alimentam-se de crustáceos e peixes. Peixes mais jovem arrancam escamas de outros para alimentarem-se.
terça-feira, 4 de novembro de 2014
CÉU AZUL!
Se dependesse de mim, as plantas de meu jardim seriam só azuis. Essa obsessão por azul me fez até escrever algo, que até música virou. Mas hoje a postagem é sobre a Jacquemontia sp. Também conhecida como céu azul, atrativa de insetos alegra a garagem de casa. O gênero se caracteriza pelo estilete simples com dois estigmas elipsoidais achatados dorsalmente e pelas cápsulas deiscentes por oito valvas.
domingo, 26 de outubro de 2014
BANDEIRADO !
Continuando com a pesca de curral de minha região. Eis aqui o bandeirado (Bagre bagre) que ocorre da Colômbia até a costa do Pará. O que me chamou atenção foi a cor do animal. De valor comercial grande, hoje em dia é difícil encontramos um com 50cm.
domingo, 19 de outubro de 2014
BAIACU !
O Baiacu é um peixe muito capturado nas pescas de curral, aqui na região Norte do Brasil, porém não possui valor comercial. O animal possui em alguns órgãos e na pele uma substância venenosa, por isso não são comestíveis. No Japão apesar de todo o risco prepara-se o peixe limpando bem sua estrutura, e recebe o nome de TUFU. Apesar da remoção do veneno ainda pode causar efeitos narcóticos e causar uma certa dormência na língua. Quanto menor a espécie de baiacu, mais venenoso é esse da foto é da espécie Colomesus psittacus. O processo de inflar é uma estratégia de defesa do animal.
domingo, 12 de outubro de 2014
GÓ !
Sempre falo em pesca de curral. Aí está o artefato dessa atividade de minha região. Abaixo uma Gó (Macrodon ancylodon), também chamada de Goete ou pescada gó. Um peixe que ocorre da Venezuela a Argentina. Pode medir até 45 cm. Tem importância comercial devido sua carne ser muito apreciada por moradores e turistas nas cidades ribeirinhas do Pará. Só fiquem atentos para o período de defeso. Período em que está proibida sua pesca, para a reprodução e perpetuação da espécie.
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
BOTOS !
Na semana de meu aniversário uma postagem relevante e significativa a minha pessoa, por ter estudado eles em minha primeira graduação que foi em Ciências Biológicas. Semana passada me dei de presente esse momento. Naveguei pelo rio Caeté com o propósito de avistar os cetáceos ocorrentes aqui no estado do Pará, botos ou golfinhos tucuxi. Afinal o que são? São botos? Golfinhos? Toninhas? ou Tucuxis? Na verdade são cetáceos da espécie Sotalia guianensis a definição boto e toninha é a linguagem cabocla, a golfinho a urbana e a tucuxi indígena para o mesmo animal, que me encanta e fascina a muitas outras pessoas.
terça-feira, 30 de setembro de 2014
MAQUETES 2014!
Meus alunos da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, apresentando suas maquetes de células, esse ano houve inovação, trabalharam as células, reaproveitando as sucatas de papel, massinha de modelar, bolas e tudo o mais que se pode conferir nas fotos. Sou fã desse povo lindo aí.
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
PAMPINHO !
Pampinho é o nome popular dado ao Peprillus paru ocorrente do nordeste dos Estados Unidos até o Rio de Janeiro com raras ocorrências na Argentina. Pode chegar a 30 cm, porém aqui na região encontramos com no máximo 18 cm. Saboroso é capturado aqui no nordeste do estado do Pará por vários artefatos de pesca, sendo o principal pela pesca de curral.
domingo, 14 de setembro de 2014
REINO VEGETAL!
Essa semana que passou, começamos a ver o Reino Vegetal, no 7º ano do Ensino Fundamental na EEEFM Padre Luiz Gonzaga Após ter mostrado a eles todos os grupos vegetais a pergunta se fez. Professora vamos fazer alguma aula no jardim? Podemos, foi minha resposta. Não resistindo as súplicas, disse sim. Ao falar sobre as raízes, pedi que trouxessem umas mudas, e assim fizemos uma aula visualizando as partes das raízes e classificando-as. Turma genial faz aula excelente. Vislumbro ter futuramente alguns biólogos oriundos dessa turma, pois o empenho da professora é grande, o interesse deles em minhas aulas é maior.