Discreta! Mas nem tanto, eu enxerguei.
Encolhida, quase passa despercebida.
Havia esquecido onde estavam guardadas essas fotos. Lembro que as fiz em Bacuriteua, quando ainda estava lotada na EEEFM Maria de Nazaré Cezar Pinheiro. Ao adentrar à sala dos professores, me deparo com esta rã encolhida no armário. Saquei Maria Benedita e olha aí o close da "estrela". Os biólogos Profº Dr. Ulisses Caramaschi e Profº Dr. Reginaldo Assêncio Machado, ajudaram-me a identificar a espécie que trata-se de um exemplar Scinax ruber.
Os anfíbios são de relevante importância nas cadeias e teias alimentares. Controlam a população de insetos, além de serem indicadores biológicos e ambientais. Possuem fecundação externa, ou seja, o espermatozóide penetra o óvulo fora do corpo do animal, sendo assim necessário que a reprodução ocorra na água.
Os anfíbios são bioindicadores, uma espécie de termômetro das condições ambientais, por serem extremamente sensíveis as alterações ocorridas no ecossistema.
ResponderExcluirDevido ao fato de habitarem o meio aquático e o terrestre, são diretamente afetados pelas agressões impostas aos dois ambientes.
O desaparecimento dos anfíbios indica que os dois meios, tanto o aquático quanto o terrestre estão se tornando impróprios à vida no planeta.
Pense nisso quando ver um sapo ou perereca, ou então quando sentir falta da presença deles em determinado local onde se costumava encontrar!
Como sempre ótimos flagras!!
Parabéns professora Daniela, além de todas suas postagens lindas, não poderia deixar de elogiar seu belo blog, vc deu show neste novo layout.
ResponderExcluirbjus
Nelma
Ei Daniela!
ResponderExcluirEstou esperando pelo meu sapinho leitor. Você é quem vai concebê-lo. Quero contar historinhas.
Abraço Afetuoso!