Empolgados e anciosos com as aulas de Ciências toda terça-feira, meus alunos da 7ª Série da manhã da EEEFM Rio Caeté compareceram em peso na escola, pois foi o dia que marcamos para termos o primeiro contato com o microscópio e conhecer o universo minúsculo que nos constitui e que nos cerca. Muitas perguntas a respeito do conteúdo surgiram para mim, antes durante e depois da visualização. Amei o comportamento da turma e principalmente o interesse. Prometo aqui turma querida fazermos mais aulas práticas.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
domingo, 28 de março de 2010
segunda-feira, 22 de março de 2010
VISITA
Acabava de chegar de um almoço, em um domingo preguiçoso onde eu só vinha pensando em tirar um merecido cochilo para depois dar continuidade nas tarefas de minha pós-graduação, quando chego em casa sou surpreendida com esse visitante em minha garagem. Maria Benedita sempre comigo, entramos em ação, enquanto minha mãe em pânico se preocupava em pedir para que alguém o tirasse de lá e tentando me afastar com medo de que eu fosse atacada pelo animal. É ela não é bióloga. Por isso tanto medo. Logo após um amigo retirou e soltou em um terreno vizinho.
domingo, 14 de março de 2010
IPOMOEA SP
Depois de ter assumido os cuidados ao jardim da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, começo a ter surpresas bastante agradáveis. Esta semana encontrei essa trapadeira com muitas flores, que as vezes me confudem suas cores se são roxas, liláses ou azuis. Fazendo um lindo contraste com o verde das folhas. Muitos chamam de Ipoméia ou apenas trepadeira roxa.
- Nome Científico: Ipomoea sp
- Sinonímia: Convolvulus cairicus, Ipomoea palmata, Ipomoea pentaphylla, Ipomoea tuberculata
- Nome Popular: Ipoméia, jitirana, jetirana, corriola, campainha, corda-de-viola
- Família: Convolvulaceae
- Divisão: Angiospermae
- Origem: Brasil
- Ciclo de Vida: Anual
Trepadeira muito rústica de rápido crescimento. Possui flores de coloração rosa com o centro arroxeado, tendo outras variedades. Deve ser utilizada para cobrir treliças, cercas e muros. Dependendo da variedade, pode perder a cor com o tempo.
FONTE: http://www.jardineiro.net
segunda-feira, 8 de março de 2010
ÍRIS
Muito interessante minha relação com a natureza que há pessoas que não acreditam quando relato certas situações como a dessa flor. Essa planta pertence ao jardim da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, onde trabalho e junto aos alunos, professores e amigos da escola procuramos manter ele florido, limpo e diversificado em fauna e flora.
Eu estava falando com dois amigos da escola que se prontificaram a capinar o jardim na semana segunite e indiquei essa planta que no instante estava sem flor para ser removida de lá, como por súplica três dias antes da capina, ela surge com essa flor como quem mostrasse suas qualidades para permanecer lá. E com certo constrangimento, confesso que ela ainda está lá linda e delicada.
- Nome Científico: Iris germanica
- Nome Popular: Íris, Íris-barbado, Flor-de-lis
- Família: Iridaceae
- Divisão: Angiospermae
- Origem: Europa
- Ciclo de Vida: Perene
A Iris germanica é uma das espécies do gênero Iris que mais contribuiu para a formação dos populares híbridos atuais. Suas folhas são longas e laminares, como espadas, e medem cerca de 60 cm de comprimento. Elas são verde-azuladas e ficam dispostas em leque, partindo dos espessos rizomas. Estes rizomas são conhecidos por sua fragrância, quando secos e moídos, o que os torna muito utilizados em perfumaria.
FONTES: http://www.cultivando.com.br
http://www.jardineiro.net
Assinar:
Postagens (Atom)
COMPARTILHE
SUSTENTABILIDADE
Postagens populares
-
Sotalia guianensis Aqui vão informações sobre a espécie da foto acima. Espécie que foi estudada por mim na faculdade de Licenc...
-
Biologia e criatividade andaram de mãos dadas na última semana em minhas aula na EEEFM Padre Luiz Gonzag...
-
As maquetes foram feitas com muita criatividade, usaram sucatas e fizeram até bolos como maquetes, confesso que essas eu amei.
-
Alunos da 7ª série da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, apresentando suas maquetes de células durante a primeira avaliação. Novamente fui surpreen...
-
Esta postagem é prova de que a falta de recursos didáticos e espaços pedagógicos, como bibliotecas, sala de informática...
-
Já realizei diversos experimentos e aulas com essa espécie. Confira o vídeo e click no link que leva ao vídeo que mostro o processo de metam...
-
Segunda parte da plantação de abacaxi, já postada aqui neste blog no link a seguir: http://lelaorca.blogspot.com/2020/11/plantacao-de-abac...
-
Nessa postagem uma experiência e uma orientação muito, pertinente ao que vivemos em relação a nossa biodiversidade. Pássaros livres são mais...
-
Nessa postagem vem uma aula sobre a importância dos manguezais. A graduanda Paula Letícia, aborda com muita propriedade o tema.