A caminho de Tamatateua, avisto uma ave sozinha no meio do campo, rapidamente clico e trata-se de um Gavião Caramujeiro da espécie Rosthramus sociabilis imponente e atento ao meu gesto me encarou. São aves que costumam medir cerca de 49 cm. Carnivoro alimenta-se de caramujos e alguns caranguejos. Constrói ninhos no alto das árvores que chegam a 4m de altura colocam em média 2 ovos que dura 28 dias para eclodir, reproduz apenas uma vez por ano. Sua ocorrência além de todo o Brasil vem dos EUA até o Uruguay.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
terça-feira, 3 de novembro de 2015
SERINGUEIRA
A seringueira é uma árvore do gênero Hevea, família Euphorbeaceae, natural da região Amazônica é produtora do Látex, substância extraída para a produção de borracha. Na ida ao Seringal aqui em Bragança como os alunos da EEEFM Padre Luiz Gonzaga e a colega Professora Glenda Ferreira, docente de Geografia, burilamos com a mente de nossos pupilos que até extraíram a matéria prima.
quinta-feira, 3 de setembro de 2015
RAJADA !
Muito me lembrou a plumagem de galinhas caipiras a coloração desse animal. Trata-se de uma Aricoris propitia que encontrei na comunidade onde realizo minha pesquisa de mestrado. Essa espécie mantem uma relação de simbiose com formigas de fogo, que cuidam dos ovos e das larvas dessa espécie devido ao resto de pólen que é eliminado pelo casulo. A natureza é espetacular.
quarta-feira, 5 de agosto de 2015
COQUEIRO DE DOIS GALHOS!
Em uma de minhas atividades pelas praias do Pará. Fui surpreendida pelo coqueiro de dois galhos, uma bifurcação em seu tronco. Esse registro foi feito em uma casa na Vila Bonifácio-Ajuruteua-Bragança-Pará.
domingo, 5 de julho de 2015
JIBOIA ARCO-ÍRIS DA AMAZÔNIA
Tenho estado com poucas postagens aqui no blog devido minha jornada rumo a conclusão do mestrado. E falando no mestrado cá está a postagem do mês. Cheguei em Tamatateua e fui surpreendida com essa cobra junto a escola onde coleto dados para minha pesquisa. Trata-se de uma Jiboia Arco-Íris da Amazônia a Epicrates cenchria cenchria também conhecida como Jiboia Vermelha. É uma espécie que não é venenosa, de hábitos noturnos busca estar entre os arbustos, árvores e pedras. Logo após a sessão fotografica para mim, foi solta na mata próxima a escola.
terça-feira, 9 de junho de 2015
LARANJA ALADO!
Essa linda borboleta laranja é uma Dryas iulia fotografada no Borboletário do Mangal das Garças - Belém - Pará. Linda e ágil roubo minha aenção para incansáveis clicks. Utilizam as flores do maracujá para depositar seu ovos, muitos machos bebem água de poças onde se nutrem com sais minerais.
terça-feira, 26 de maio de 2015
BAIACU-DE-LIXA !
O Baiacu-de-lixa também conhecido como Baiacu-de-espinho, ocorre desde o sudoeste da Flórida(EUA) até o nordeste brasileiro. pode chegar a medir 25cm. Não é consumido porém tem valor ornamental devido seu inflar, como estratégia de defesa, toda vez que se sente ameaçado. Essas fotos foram feita na coleção da UFPA-CAMPUS BRAGANÇA.
terça-feira, 12 de maio de 2015
GARÇA MAGUARI
A Garça Maguari também conhecida como Garça Moura é da espécie Ardea cocoi e podem ser apreciadas na região amazônica. É uma das maiores garças do Brasil, são de hábitos solitários e vivem em locais onde podem capturar, sapos, rãs, peixes e alguns crustáceos para sua alimentação. A reprodução gera de dois a três filhotes por ano.
quinta-feira, 30 de abril de 2015
TUIUIÚ !
Considerado ave símbolo do Pantanal o Tuiuiú ave de nome científico Jabiru mycteria. Carnívoro sua alimentação é basicamente composta por peixes, crustáceos, anfíbios e até pequenos mamíferos. Sua reprodução consiste em 4 ovos por período de incubação dura 60 dias, os filhotes deixam o ninho aos três meses de idade.
domingo, 12 de abril de 2015
CARAPITANGA!
Participei como fotógrafa de uma pesca esportiva, da qual não cheguei perto da vara nem do anzol, prática que não me apetece. Desse momento me deliciei das fotografias dos peixes e das paisagens. Um dos peixes mais bonitos que foi capturado, foi o Carapitanga Lutjanus jocu que ocorre do Nordeste dos Estados Unidos até o Sudeste do Brasil além da Venezuela e Golfo do México. Vive em ambientes rochosos ou coralinos, os jovens entram nos estuários, alimentam-se de peixes menores e invertebrados de fundo.
quinta-feira, 2 de abril de 2015
FLAMINGO
Essa foto foi de minha visita ao Mangal das Garças em Belém- Pará- Brasil lindo e imponente apesar do branco e pouco vermelho que encontrei nesse espécime, me rendeu um click razoável. Os flamingos chegam a medir 150 cm de altura, os machos são maiores que as fêmeas alimentam-se de larvas, algas e pequenos crustáceos. As fêmeas costumam chocar em média dois ovos por postura levando de 28 a 32 dias. Habitam geralmente lagos, salinas, lodaçais suportando regiões de água salgada.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
MARACUJÁ!
FLOR DA PAIXÃO.
MARACUJÁ.
A flor do maracujá é chamada de a "flor da paixão" mas não é da paixão carnal não. É da Paixão de Cristo, pois a disposição das pétalas e sépalas muito lembram os espinhos postos na coroa de Cristo. O maracujá (Passiflora incarnata) é uma fruta cultivada em regiões tropicais ou subtropicais, possui os seguintes nutrientes:
- Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
- Ferro: previne anemia e aumenta a disposição.
- Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
- Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
TOMATE CEREJA
Meu jardim não virou horta não. Pelo menos ainda não, mas cultivamos nos últimos meses tomate cereja, diga-se de passagem uma delícia. Rico em vitaminas A e B e ácido fólico, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, câncer de próstata e ajuda a reduzir o colesterol.
Assinar:
Postagens (Atom)
COMPARTILHE
SUSTENTABILIDADE
Postagens populares
-
Sotalia guianensis Aqui vão informações sobre a espécie da foto acima. Espécie que foi estudada por mim na faculdade de Licenc...
-
Biologia e criatividade andaram de mãos dadas na última semana em minhas aula na EEEFM Padre Luiz Gonzag...
-
As maquetes foram feitas com muita criatividade, usaram sucatas e fizeram até bolos como maquetes, confesso que essas eu amei.
-
Alunos da 7ª série da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, apresentando suas maquetes de células durante a primeira avaliação. Novamente fui surpreen...
-
Esta postagem é prova de que a falta de recursos didáticos e espaços pedagógicos, como bibliotecas, sala de informática...
-
Já realizei diversos experimentos e aulas com essa espécie. Confira o vídeo e click no link que leva ao vídeo que mostro o processo de metam...
-
Segunda parte da plantação de abacaxi, já postada aqui neste blog no link a seguir: http://lelaorca.blogspot.com/2020/11/plantacao-de-abac...
-
Nessa postagem uma experiência e uma orientação muito, pertinente ao que vivemos em relação a nossa biodiversidade. Pássaros livres são mais...
-
Nessa postagem vem uma aula sobre a importância dos manguezais. A graduanda Paula Letícia, aborda com muita propriedade o tema.