Francy Kelly minha aluna da EEEFM Padre Luiz Gonzaga , me surpreendeu, com sua coragem chegando com essas aranhas vivas na escola, que ela mesmo capturou no quintal de sua casa. É uma Avicularia sp , são encontradas nos troncos e galhos de árvores, não são agressivas com humanos, porém o pelo pode causar alergias. Esses espécimes foram doado a coleção do Campus de Bragança da UFPA.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
REFLETINDO A PRÁTICA!
Se há uma coisa que gosto muito é de refletir minha prática pedagógica, pois comecei de forma bem precoce a ministrar aulas, desde o primeiro semestre de faculdade de Biologia eu já era chamada de professora em um cursinho popular, no qual eu fazia parte dos voluntários que se arriscavam nessa jornada fascinante do Magistério. De lá pra cá muita coisa pra contar eis aqui a mais recente. Daniel meu aluno da EEEFM Padre Luiz Gonzaga é de uma família que tem um sítio, próximo a cidade e que todo fim de semana vai para a propriedade, trazendo-me várias fotos dos animais e plantas locais. Essa semana veio até a mim entusiasmado com esse besouro querendo saber milhões de coisas sobre o animal. Então eis aqui Daniel e demais futuros biólogos e amantes da Biologia e Natureza. Esse animal é um Megaceras sp um coleoptera que ocorre em toda a Amazônia, algumas tribos indígenas chegam a alimentar-se deles. Aqui me ponho a pensar se desperto esse tipo de interesse aos meus discentes de 0 a 10 minha média como professora tá boa.
domingo, 1 de dezembro de 2013
CAMUFLAGEM 4 !
Em uma tarde muito agradável em companhia de amigos fotógrafos, adentramos na mata do Lobão, um espaço utilizado para muitas coletas de dados da biodiversidade por aspirantes a biólogos aqui em Bragança. Fui surpreendida por esses sapinhos que mediam minha falange camuflando-se nesse solo lamacento. Esse solo nada mais é um rio que só aparece na época chuvosa aqui em nossa região. Já tratei de vários outros exemplos de camuflagem aqui no blog. Acesse os links.
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
APOCYNACEAE
Pertencente a família Apocynaceae, eis aqui um exemplar de Mandevilla scabra ocorre em toda a América do Sul, esta fotografei na Mata do Lobão em Bragança- Pará possui propriedades medicinais além de atrair bastante colibris por sua coloração e néctar.
sábado, 16 de novembro de 2013
PRAGA DO COQUEIRO!
Em um momento de lazer em um bar de minha amada Bragança- Pará um besouro de tamanho avantajado posa no colo de uma das pessoas que me acompanhava, com o susto que levou ele foi para no chão, onde pude fazer várias fotos dele. Trata-se da fêmea do Strategus sp. que tem hábitos noturno e podem se transformar em uma praga na plantação de coqueiro, pois o mesmo entra pelo bulbo da planta causando danos aos vasos condutores, havendo murchamento das folhas e consequente morte da árvore. Agora explica-se porque ele voou para o coqueiro próximo de nós.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
MAÇARICO !
Pertencente a família Scolopacidae, os Maçaricos são aves marinhas, possui várias espécies e uma delas exige mais atenção que é a Maçarico-do-bico-fino Numerius teruirotris que está ameaçada de extinção. São aves que podem chegar a medir 41 cm de comprimento e 88cm de envergadura de asas. Alimentam-se de pequenos invertebrados capturados com os bicos em zonas lamacentas. Sua preservação é de extrema importância para o equilíbrio da cadeia alimentar.
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
NINA !
Em um passeio rumo a cidade de Augusto Corrêa aqui mesmo no Pará. Atenta a paisagem que costuma me acalmar, avisto uma arara em uma casa, na costa da cadeira. Foi hora de Nikole Benedita (minha câmera) entrar em ação. A arara chama-se Nina e ainda é filhote e convive muito bem com os donos, foi achada no quintal da casa ainda filhote sem pluma. As araras fazem seus ninhos nos troncos de árvores ocas e alimentam-se de larvas, insetos, brotos, frutas, castanhas e sementes. A maturidade sexual ocorre por volta do 3º ano de vida e a fêmea costuma pôr de 2 a 3 ovos com um período de 28 dias de incubação. Com um colorido lindo como os sonhos que fazemos para o futuro, devemos preserva-las para que não sofram mal tratos e nem entrem em extinção.
Assinar:
Postagens (Atom)
COMPARTILHE
SUSTENTABILIDADE
Postagens populares
-
Sotalia guianensis Aqui vão informações sobre a espécie da foto acima. Espécie que foi estudada por mim na faculdade de Licenc...
-
Biologia e criatividade andaram de mãos dadas na última semana em minhas aula na EEEFM Padre Luiz Gonzag...
-
As maquetes foram feitas com muita criatividade, usaram sucatas e fizeram até bolos como maquetes, confesso que essas eu amei.
-
Alunos da 7ª série da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, apresentando suas maquetes de células durante a primeira avaliação. Novamente fui surpreen...
-
Esta postagem é prova de que a falta de recursos didáticos e espaços pedagógicos, como bibliotecas, sala de informática...
-
Já realizei diversos experimentos e aulas com essa espécie. Confira o vídeo e click no link que leva ao vídeo que mostro o processo de metam...
-
Segunda parte da plantação de abacaxi, já postada aqui neste blog no link a seguir: http://lelaorca.blogspot.com/2020/11/plantacao-de-abac...
-
Nessa postagem uma experiência e uma orientação muito, pertinente ao que vivemos em relação a nossa biodiversidade. Pássaros livres são mais...
-
Nessa postagem vem uma aula sobre a importância dos manguezais. A graduanda Paula Letícia, aborda com muita propriedade o tema.