Eu estava indo para a faculdade de manhã cedo, uma quente manhã do mês de julho, avisto na esquina da rua de minha casa uma grande quantidade de urubus. Ao me aproximar percebo que eles estão em festa ao redor de lixo e carniças lá depositados. Aí me pergunto bastante intrigada: será que devo dize "xô urubu?" ou xô maus hábitos da população?
Após muitos questionamentos entre eu e Maria Benedita, chegamos a uma conclusão de que os urubus estavam ali uma vez que havia atrativos para eles. Atrativos esses jogados por alguém que abre a boca e diz: Odeio urubu ! - Porém não muda a postura em relação a limpeza do ambiente. É, mas isso não é culpa apenas do poder público, nem só de quem joga, mas sim de todos nós que não recebemos e nem damos uma educação para cuidar do meio em que vivemos. Podemos reverter essa realidade, junto aos nossos filhos e alunos.
Os urubus da espécie Coragyps atratus pertencem ao 4º nível trófico em uma cadeia alimentar, o nível dos "carniceiros" aqueles que alimentam-se de cadáveres putrefatos. Apresentam uma grande importância no equilíbrio ecológico evitando disseminação de doenças. Uma fêmea por dois ovos de cada vez. Chegam a ter uma envergadura de 1,3 m, o período de incubação dos ovos gira em torno de 32 a 39 dias, apresentando um ciclo vital médio de 10 anos. É uma ave de hábitos diurnos.