"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sexta-feira, 27 de maio de 2011

MAQUETES CIÊNCIAS 7ª SÉRIE 2011






















Esta postagem é prova de que a falta de recursos didáticos e espaços pedagógicos, como bibliotecas, sala de informática e laboratório multidisciplinar, em uma escola interfere na capacidade de criação de nossos alunos. Cabendo a eles recorrerem a formas convencionais e obsoletas de absorção de conhecimento, absorção sim pois a construção dele ficou um pouco além do previsto. Nesta atividade de maquetes celulares meus alunos recebem a aula expositiva, visualizam a célula ao microscópio e por último montam a maquete como forma de assimilação das funções da organelas. Ao avaliar alunos de minhas duas escolas nesta atividade percebi que em uma delas eles não demonstraram ter noção, por mais que eu tenha ressaltado, a tridimensionalidade que a célula possui. Afinal não se pode reproduzir aquilo que não se conhece. Como o trabalho não era de Artes e sim Ciências, eles se sairam bem pois souberam dizer a função das estruturas intracelulares, porém a morfologia ficou a desejar. Mas, a criatividade mais uma vez me surpreendeu pois reaproveitaram muita sucata e restos de feira. Parabéns a todos vocês !

18 comentários:

  1. Excelente trabalho, Daniela!
    Concordo plenamente que a falta de recursos não nos impede de dar boas aulas!
    Ainda mais com a criatividade de nossos alunos!
    Adoreeeeeeeeeei a que foi feita com maça, e a de coco!
    =]
    Parabens aos alunos!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o trabalho
    http://pernadepautupa.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos trabalhos realizados! Gostei muito da maquete do melão!

    ResponderExcluir
  4. Belissimo!! Parabens!
    Fiquei um tempão olhando os detalhes dos trabalhas. Muita criatividade

    ResponderExcluir
  5. Belíssimo trabalho e criatividade de seus alunos, estão todos de parabéns.

    Nelma

    ResponderExcluir
  6. Professora Daniela, fiquei muito feliz com os resultados dos trabalhos de seus alunos. Percebe-se muito comprometimento da parte deles.
    Pela falta de recursos que mencionou e dificuldades de contextualização. fiquei impressionada com as maquetes. Aquelas feitas com frutas realmente me surpreendeu.
    Percebo também que tens muito cuidado em registrar não apenas aquele trabalho com uma plástica mais atraente, mas também aquele de executado com a maior simplicidade.
    Dê meus parabéns aos seus alunos, adorei e analisei cada um deles. Adorei também o rostinho deles. Foi um grande prazer conhecê-los (ótima idéia a sua: mostrar os autores).
    Um forte abraço e sinto-me orgulhosa de ter a oportunidade de conhecer ainda que virtualmente uma profissional dedicada como você.

    Profª Dora - EMEF Teodomiro Toledo Piza
    São Paulo, capital

    ResponderExcluir
  7. A célula feita de frutas ficou sensacional!

    ResponderExcluir
  8. gostei muito das maquetes muita criatividades da parte dos alunos.E tudo isso por causa da Daniela uma ótima professora.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito da criatividade dos trabalhos desenvolvidos.
    e do desempenho dos alunos.
    mas vou me aprofundar mais ainda nesse blog que ta show de bola!!!

    ResponderExcluir
  10. adorei a celula feita com o coco KKK bem que a minha prof de biologia poderia fazer alguma atividade desse tipo. Vivemos no cuspe de giz.
    Hugo Ricardo, Salvador - BA.

    ResponderExcluir
  11. Prof. Paulo Santiago
    Ótimo Dani. Seu trabalho nos mostra o quanto o empenho, dedicação e criatividade devem fazer parte da prática docente. Não se aceita mais a desculpa de que a qualificação do ensino depende prioritariamente de recursos materiais. Lembremos que uma aula passeio, uma dinâmica, uma entrevista, um relato de experiência, etc., são importantes para a construção do conhecimento. E, pelo que percebo em suas postagens, você tem esse perfil.

    ResponderExcluir
  12. Excelente Dani. Suas postagens comprovam que a educação se constrói por meio, principalmente, da dedicação e criatividade. É inaceitável a desculpa de que a falta de recursos materiais são os grandes responsáveis pela decadência educacional. Seu trabalho é fenomenal. É um orgulho e exemplo aos professores.

    ResponderExcluir
  13. Teu trabalho está cada vez melhor, sorte dos alunos que estão podendo ter aulas cada vez melhores e mais interessantes, o que faz com q aprendam e apreendam conteúdos ás vezes considerados chatos. Sou fotógrafo tb (pro) e, se me permite vou dar uma dica. Experimenta usar flash com rebatedor ou não usar flash em algumas fotos, a luz excessiva tira um pouco dos detalhes que se destacam na penumbra. Abração, saudades de Bragança e de tds vcs!!!!

    ResponderExcluir
  14. A iniciativa é muito boa, estou curtindo cada vez mais e me inspirando a produzir um blog do Cerrado. Boa sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns professora Daniela. Muito interessante seu projeto. Tenho certeza que a partir desse material concreto seus alunos trabalharam muito mais as informações e foram capazes de assimiliar e visualizar o conteúdo. Acredito que com essa iniciativa, o conteúdo se tornou significativo e divertido para eles!

    Priscila - aluna de pedagogia UFPA 2011

    ResponderExcluir
  16. muito legal os trabalhos
    parabéns alunos continuem sempre assim
    isso so mostra a cristividade de vcs...........

    ResponderExcluir
  17. Como fazer máquina de gestação de 7 meses em 3d?alguém pode me ajydar

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER