"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sábado, 24 de novembro de 2012

METAMORFOSE







 A captura.

 Poucos movimentos para poupar energia.
 O casulo.







Já fazem alguns anos que encontro essas lagartas pelo jardim da EEEFM Padre Luiz Gonzaga até já fiz aqui no blog uma postagem com elas chamando-as de devoradoras clique aqui para ver. Porém pouco sabia sobre elas, com alunos empenhados em ajudar, fizemos a captura e ganhamos da diretora Profª Maria da Guia um aquário para o confinamento delas para que pudéssemos acompanhar todo o processo de metamorfose para chegarmos a identificar a espécie. E aqui na cronologia as fotografias de todo o processo. Após a metamorfose concluída soltamos as 2 de 3 capturadas que sobreviveram, no jardim da escola. Com a ajuda dos biólogos Anne Pantoja, André Victor Lucci Freitas e Marcelo Duarte consegui o nome da espécie, trata-se de uma Xanthopastis timais (Cramer, 1780) (Noctuidae: Hadeninae). A soltura do animal mobilizou a escola toda na hora do recreio, como mostram as fotos.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

INTRUSA



Enquanto eu ministrava aulas de Ciências para o 8º ano "A" da EEEFM Padre Luiz Gonzaga uma bela Dysschema sp invadiu a sala chamando atenção dos alunos que me pediram para fotógrafa-la. Ela é linda com essa coloração escura com detalhes amarelos. Aqui está pessoal.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

MAQUETES CÉLULAS 1º ANO 2012



























Determinados a não usarem isopor na confecção de suas maquetes, meus alunos da EEEFM Padre Luiz Gonzaga apelaram para as frutas. Após serem avaliados sobre as funções das organelas a festa era total ao devorarem, as frutas e o bolo. Parabéns moçada, amei a criatividade.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

NOJENTO ÚTIL


Ahhh! Que nojo! Muita gente ao acessar deve dizer. Afinal foi o que muito de meus alunos durante a expedição disseram ao me ver fotografando esse exemplar de Blaberus sp. Típico de nossas matas também ocorrem em outros países da América do Sul, as fêmeas são maiores que os machos. Podem ficar 40 dias sem alimento e 7 dias sem respirar sendo um dos animais mais antigos da face da Terra, devoradoras de detritos, baratas, convertem matéria em putrefação em alimento para outros seres vivos. Não é tão nojento assim, tem uma importante participação na vida do planeta. Nojento ou não! É a estrela da semana aqui no blog.

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters