"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BOM DIA !


Seis da manhã de uma terça-feira qualquer, do verão paraense, pombos da espécie Columba livia vêm limpar o chão da praça das Bandeiras. Chão que acumula restos de pipoca e farelos de alimentos dos pedestres da noite anterior. No instante em que o sol dourava o céu de Bragança, com a elegância típica do caminhar, que só os pombos têm, eles organizam-se em grupos pelo chão da praça em busca de comida, para onde o líder se dirigia o restante o acompanhava.
Quando pensei que o espetáculo havia acabado, outra revoada se faz presente. Nessa vinha um casal em que o macho sem nem uma cerimônia fazia a Côrte à uma fêmea. Maria Olympia entrou em ação. Porém sem êxito.
Algumas informações:
- Durante um ano, uma fêmea costuma ter seis ninhadas (com dois ovos brancos) aproximadamente;
- Costumam se alimentar de grãos como, por exemplo, milho, trigo, cevada e aveia. Os pombos urbanos, alimentam-se também de restos de alimentos que são jogados nas ruas (farelo de pão, feijão, arroz etc);
- A fêmea costuma alimentar os filhotes com um líquido que ela produz na região da mandíbula;
- O ninho costuma ser feito nos galhos de árvores. A macho ajuda a fêmea no processo de incubação dos ovos.

Fonte: www.curiosidadeanimal.com


7 comentários:

  1. Professora Daniela, mais uma de suas informações precisas, não é a toa este seu reconhecimento, pois tudo que vêm de boas informações, você logo deixa visível a todos. PARABÉNS.

    Nelma

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniela,

    Recebi o link do seu blog pela lista de discussão de fotografia do Ary Amarante.
    Parabéns pelo blog! Muito bacana o seu trabalho!
    Dá uma passada lá no meu site para conhecer!

    http://www.digitalsub.com.br

    Abraço,

    Ademar Jr.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa matéria...Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei, um blog com informações preciosas, esta dos pombos então, pois até então o que recebemos de informação é para nos mantermos longe por causa das transmissões de doenças. Sempre me inquietei um pouco, como pode criaturas tão singelas serem reduzidas a transmissores de doenças. Valeu Daniela, interessantissimo teu blog, e de quebra ainda matamos saudade de Bragança. Um abraço myrle

    ResponderExcluir
  5. Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes.
    No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Nós professores temos a faca e o queijo na mão, temos conteúdo para isso. Dá trabalho sim, mas nada paga a sensação do dever cumprido, faz bem para a alma. VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR ! SIM, NÓS PODEMOS.
    Se gostar da minha proposta, siga-me.
    Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois às vezes a mensagem entram com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero que entenda quando não puder responder. Os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira ... e outras personagens que vivem pela mata.
    Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
    Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  6. Não é á toa que vc é considerada uma Bióloga de PESO. Adorei a matéria, muito interessante. Parabéns.

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

MEU CANAL

Loading...

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters