"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

segunda-feira, 24 de maio de 2010

PACHISTOPELMA SP






Soou a campainha para o recreio na EEEFM Padre Luiz Gonzaga, meus alunos retiram-se da sala de aula, neste instante bem a minha frente no caderno de uma aluna, vejo algo a se movimentar. Chego perto e detecto logo que se tratava de uma aranha, com Maria Benedita (minha câmera) em mãos registro ela em vários ângulos, infelizmente não consegui capturar o salto dela do caderno ao chão. Com auxílio de gravetos do jardim da escola e papel consegui levá-la ao jardim evitando assim contato dos alunos e possíveis acidentes.
Com a ajuda do biólogo João Pedro Alves, consegui a identificação deste animal. Essas aranhas dificilmente picam, o que acontece geralmente é um processo alérgico se entrarmos em contato com os pêlos do animal, que se desprendem quando o animal sente-se ameaçado. Vivem durante todo o ciclo de vida em bromélias, sobretudo as dos gêneros Aechmea e Hohenbergia, em visitas de campo realizadas por Dias e Brescovit (2003). Nosso jardim fica próximo da sala de aula, por isso ela foi me fazer uma visita de surpresa.

5 comentários:

  1. Daniela querida, apesar de aranhas me darem um pouco de medo, achei belíssimas as fotos que você tirou... também faço como você, pego os bichinhos e ponho para fora com muito cuidado, não acho certo matá-los.
    Tenha uma doce e serena semana amiga!

    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Daniela!
    Achei uma gracinha esta aranha, suas perninhas articuladas não parecem palitos de fósforo? Pelo menos lembram. Podem até enganar se passarem no meio deles... Rsrsrs!

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Júlio do Blog de Os Verdes de Tapes. Parabéns pelo Blog, vamos seguir você e replicar seus posts, desde que autorize. Grande abraço!!
    Visite-nos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani, gostei mto dessa foto, aranha com pernas parecem um palito de fósforo, interessante sua postagem. VALEEUUU!!!!

    abraços.

    Nelma

    ResponderExcluir
  5. Daniela florzinha...tem um selinho pra você lá no meu cantinho...espero que goste pois a considero uma Mulher Fabulosa! Adoro seu trabalho.

    Bom final de semana
    Valéria

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER