"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sábado, 21 de agosto de 2010

CORAGYPS ATRATUS

Eu estava indo para a faculdade de manhã cedo, uma quente manhã do mês de julho, avisto na esquina da rua de minha casa uma grande quantidade de urubus. Ao me aproximar percebo que eles estão em festa ao redor de lixo e carniças lá depositados. Aí me pergunto bastante intrigada: será que devo dize "xô urubu?" ou xô maus hábitos da população?
Após muitos questionamentos entre eu e Maria Benedita, chegamos a uma conclusão de que os urubus estavam ali uma vez que havia atrativos para eles. Atrativos esses jogados por alguém que abre a boca e diz: Odeio urubu ! - Porém não muda a postura em relação a limpeza do ambiente. É, mas isso não é culpa apenas do poder público, nem só de quem joga, mas sim de todos nós que não recebemos e nem damos uma educação para cuidar do meio em que vivemos. Podemos reverter essa realidade, junto aos nossos filhos e alunos.
Os urubus da espécie Coragyps atratus pertencem ao 4º nível trófico em uma cadeia alimentar, o nível dos "carniceiros" aqueles que alimentam-se de cadáveres putrefatos. Apresentam uma grande importância no equilíbrio ecológico evitando disseminação de doenças. Uma fêmea por dois ovos de cada vez. Chegam a ter uma envergadura de 1,3 m, o período de incubação dos ovos gira em torno de 32 a 39 dias, apresentando um ciclo vital médio de 10 anos. É uma ave de hábitos diurnos.

4 comentários:

  1. Somente você minha amiga querida, para demosntrar tanta sensibilidade e sapiência.Tenha um fim de semana abençoado. Beijos no coração

    ResponderExcluir
  2. É professora, somente vc para mostrar de como os seres humanos são bem mais imundos do que esta ave, que faz um equilíbrio ecológico e limpeza do meio ambiente, não admitimos que somos nós mesmos que fazemos tamanha sujeira, eles apenas limpam.
    PARABÉNS!!! adorei essa postagem

    abraços

    Nelma

    ResponderExcluir
  3. Nossa, gostei demais do blog.
    Ótimas fotos!

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

MEU CANAL

Loading...

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters