"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

domingo, 28 de março de 2010

DESCOBRINDO O MUNDO MICRO

Empolgados e anciosos com as aulas de Ciências toda terça-feira, meus alunos da 7ª Série da manhã da EEEFM Rio Caeté compareceram em peso na escola, pois foi o dia que marcamos para termos o primeiro contato com o microscópio e conhecer o universo minúsculo que nos constitui e que nos cerca. Muitas perguntas a respeito do conteúdo surgiram para mim, antes durante e depois da visualização. Amei o comportamento da turma e principalmente o interesse. Prometo aqui turma querida fazermos mais aulas práticas.

segunda-feira, 22 de março de 2010

VISITA

Acabava de chegar de um almoço, em um domingo preguiçoso onde eu só vinha pensando em tirar um  merecido cochilo para depois dar continuidade nas tarefas de minha pós-graduação, quando chego em casa sou surpreendida com esse visitante em minha garagem. Maria Benedita sempre comigo, entramos em ação, enquanto minha mãe em pânico se preocupava em pedir para que alguém o tirasse de lá e tentando me afastar com medo de que eu fosse atacada pelo animal. É ela não é bióloga. Por isso tanto medo. Logo após  um amigo retirou e soltou em um terreno vizinho.

domingo, 14 de março de 2010

IPOMOEA SP



Depois de ter assumido os cuidados ao jardim da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, começo a ter surpresas bastante agradáveis. Esta semana encontrei essa trapadeira com muitas flores, que as vezes me confudem suas cores se são roxas, liláses ou azuis. Fazendo um lindo contraste com o verde das folhas. Muitos chamam de Ipoméia ou apenas trepadeira roxa.
  • Nome Científico: Ipomoea sp
  • Sinonímia: Convolvulus cairicus, Ipomoea palmata, Ipomoea pentaphylla, Ipomoea tuberculata
  • Nome Popular: Ipoméia, jitirana, jetirana, corriola, campainha, corda-de-viola
  • Família: Convolvulaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Brasil
  • Ciclo de Vida: Anual
Trepadeira muito rústica de rápido crescimento. Possui flores de coloração rosa com o centro arroxeado, tendo outras variedades. Deve ser utilizada para cobrir treliças, cercas e muros. Dependendo da variedade, pode perder a cor com o tempo.
FONTE: http://www.jardineiro.net

segunda-feira, 8 de março de 2010

ÍRIS

Muito interessante minha relação com a natureza que há pessoas que não acreditam quando relato certas situações como a dessa flor. Essa planta pertence ao jardim da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, onde trabalho e junto aos alunos, professores e amigos da escola procuramos manter ele florido, limpo e diversificado em fauna e flora.
Eu estava falando com dois amigos da escola que se prontificaram a capinar o jardim na semana segunite e indiquei essa planta que no instante estava sem flor para ser removida de lá, como por súplica três dias antes da capina, ela surge com essa flor como quem mostrasse suas qualidades para permanecer lá. E com certo constrangimento, confesso que ela ainda está lá linda e delicada.
  • Nome Científico: Iris germanica
  • Nome Popular: Íris, Íris-barbado, Flor-de-lis
  • Família: Iridaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Europa
  • Ciclo de Vida: Perene
A Iris germanica é uma das espécies do gênero Iris que mais contribuiu para a formação dos populares híbridos atuais. Suas folhas são longas e laminares, como espadas, e medem cerca de 60 cm de comprimento. Elas são verde-azuladas e ficam dispostas em leque, partindo dos espessos rizomas. Estes rizomas são conhecidos por sua fragrância, quando secos e moídos, o que os torna muito utilizados em perfumaria.
FONTES: http://www.cultivando.com.br
                  http://www.jardineiro.net

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters