"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

terça-feira, 17 de maio de 2011

ARCO-ÍRIS

Foto feita na porta de entrada da EEEFM Padre Luiz Gonzaga

Essa postagem é mais direcionada para meus alunos da 8ª série que estudaremos Óptica em Ciências. Após uma chuva severa que caiu sobre a Pérola do Caeté durante boa parte do dia, uma bela recompensa veio ao final da tarde com um arco-íris formado. Embora depois tenha continuado a chover foi muito bom ter um final de tarde tão colorido. O arco-íris é formado por incidência da luz do sol nas gotas d’água presente na atmosfera. O tradicional Arco-íris é na verdade a luz do sol alargada pelo espectro de cores, desviadas para o olho do observador por gotinhas de água, mais especificamente, gotinhas de chuva. O Arco que aparece é apenas metade do círculo que tem um centro comum, mas não é todo visível. As cores do arco-íris são na sequencia vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta. Descartes estudou a fundo esse fenômeno.

5 comentários:

  1. Gostaria de comunicar aos meus blogs favoritos linkados no Natureza e Paz, que o NatPaz agora está também no Twitter. Convido a todos a conhecer. http://twitter.com/#!/NaturezaePaz
    Muita Paz.
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Daniela. Nossa, que imagem linda. Parabéns!
    Eu amo arco-íris. Eles nos dão uma sensação de que algo mágico está acontecendo.
    Tenha uma ótima semana. Abraço. @jannetaylor

    ResponderExcluir
  3. Um presente da natureza à escola, não é mesmo, Daniela? Fiquei com pena de não ver também, além do arco-íris, uma foto da frente da escola; quando puder, por favor, não hesite em registrar panorâmicas dos ambientes escolares, aí em Bragança.

    Seus alunos têm muita sorte em contar com a sua dedicada atenção, colega professora. Receba o meu abraço e certeza da leitura regular.

    ResponderExcluir
  4. Sem comentários! realmente belíssima foto.
    Parabéns.
    Nelma Melo

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER