"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

domingo, 25 de setembro de 2011

MAQUETES BIOLOGIA 1º ANO 2011





































Biologia e criatividade andaram de mãos dadas na última semana em minhas aula na EEEFM Padre Luiz Gonzaga, utilizando-se dos mais variados materiais evitando o uso do isopor, e reaproveitando sucatas e restos de feira, meus alunos construiram suas células eucariotas animais e vegetais. Explicando o funcionamento das organelas com muita autoridade fizeram esse show em minhas aulas. Sou fã de vocês.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CARACOL




Quando fiz essas fotos no jardim da EEEFM Padre Luiz Gonzaga fui de subito remetida a minha infância, quando eu imaginava possuir uma fazenda de caracóis em um recanto do jardim da casa que morava. Os caracóis pertencentes ao Filo Molusca e a classe Gastropoda, alimentam-se de vegetais o que justifica sua preferência pelos jardins e matas. Não confudi-los com os caramujos, esses são aquáticos.

domingo, 11 de setembro de 2011

PORÍFEROS

Ao ministrar esse filo para minhas turmas do 3º ano da EEEFM Padre Luiz Gonzaga, lembrei que na casa de vovó Micas havia um exemplar de poríferos que eu ganhei de uns alunos. Bob Esponja foi inspirado nesse animal, tanto que os poríferos também são chamados de ESPONGIÁRIOS. Poríferos pelo corpo ser repleto de poros por pouco não entram em extinção devido ao consumo de esponjas para banho. Possuem uma capacidade de regeneração muito boa, não possuem tecidos, apenas várias células que desenvolvem funções vitais. É a natureza e suas peculiaridades.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PIRARUCU








   
Um dos mais conhecidos peixes da Amazônia o Pirarucu Arapaima gigas Cuvier, 1817 está sendo estudado na UFPA- Campus de Bragança pela aluna do IECOS Marcela Gabbay que me recebeu muito bem posando e permitindo essas fotos em seu tanque de pesquisa. Ela desenvolve estudo da "Avaliação e desenvolvimento de probioticos para Pirarucu". Maiores informações entre em contato com Marcela Gabbay.
Curiosidade desse animal é que sua bexiga natatória funciona como pulmões para a respiração aérea, além do macho proteger a prole em torno de seis meses. Essa natureza me fascina cada vez mais.
 

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters