"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CHULA

Estava navegando no estuário de Nova Olinda, AugustoCorrêa, Pará, no barco de meu amigo Antônio Jorge, quando ele despescou o curral (um método de pesca artesanal) e veio esse peixe. Eu nunca havia visto e achei muito interessante, pois quando criança me contaram a história da SOLHA como também é conhecida. Os pescadores contam que Nossa Senhora querendo atravessar a Maré perguntou a um peixe que ali estava:
- Solha, a Maré enche ou vasa?
E ela ao invés de responder arremedou-A, ficando de boca torta para sempre como castigo de sua malcriação.
O Siri presenciando toda essa cena ofereceu-se para atravessar Nossa Senhora sobre seu casco que como recompensa ficou com sua imagem gravada em suas costas.
Porém o nome da espécie é Achirus lineatus, emprestei essa foto para ser publicada em um livro, na verdade um guia de identificação de título Peixes e camarões do litoral bragantino. Em algumas regiões ela faz parte do cardápio do povo, sua distribuição corresponde da Flórida (EUA) até o Uruguai.
Fontes: http://cejagranja.blogspot.com/
              Peixes e camarões do estuário do litoral bragantino, Pará, Brasil Belém: MADAM, 2005. Página 209.
 
  

7 comentários:

  1. Dani, como você é danadinha achou até uma solha, que legal quando morava em Nova Olinda, ouvi muito estas histórias, plantada no veio oral daquele povo maravilhoso. Meu marido sempre trazia para casa quando vinha das pescarias.
    Saudades...
    É isso aí Rainha dos Blogues!
    Continue sempre...

    ResponderExcluir
  2. Nossa! que maravilha esta postagem, um peixe tão bonito que pareceu uma pintura em tela, parabéns .
    abraços

    Nelma

    ResponderExcluir
  3. Dani, o Consciência Efervescente agora é Arauto da Consciência. O link é o mesmo, só que sem o www (http://consciencia.blog.br). Peço que atualize os links ao blog.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. CHULA e a lavagem do açaí. regional SOLHA e mais conhecido nacional LINGUADO. Mais a historia e a mesma em todo Brasil, já ouvi quando criança aqui no RJ a uns 46 anos passados.

    ResponderExcluir
  5. Até que enfim descobrir o nome desse peixe pois pesquei um desses na ilha do bananal no Tocantins e nao sabia o nome desse peixe

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER