"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CARANGUEJO FANTASMA


Ocypode albicans

Muito mais que informar sobre a espécie desse crustáceo, a intenção desta postagem é deixar que a foto fale por si. Pois ela diz, muito mais que eu possa escrever aqui quanto a crescente poluição de nossas praias. Após os “clicks” que dei, esse caranguejo entrou no buraco com a colher plástica, imagino quantas colheres ele não tem guardadas lá, entre outras coisas nocivas ao meio. Já está passando da hora, de nos alertarmos para o destino de nosso lixo e responsabilidade para as coisas que carregamos quando buscamos uma praia para nossa diversão. Ajuruteua é linda demais para fazermos dela uma lixeira a céu aberto, tendo a fauna como coadjuvante inocente nesse processo, tornando-se vitima tanto quanto a gerações futuras.
Subclasse: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Ocypodidaele
Nome em inglês: ghost crab
Para ficar longe do alcance da água, também conhecido como maria-farinha cava buracos na areia, preferindo o limite extremo da praia, onde a vegetação se instala.

14 comentários:

  1. Nossa que postagem interessante, até um caranguejo nos mostrando o qto destruimos o meio em que vivemos, que alguém se conscientize e pare de sujar as praias, PARABÉNS por este trabalho postado !!!!!!!!!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Que lindo seu blog...as fotos são belíssimas...e mais lindo ainda seu coração amoroso pelo que faz...defender a vida é mais que necessário...é urgente... beijos querida...

    ResponderExcluir
  3. Acho que a primeira palavra que nos vem quando vimos uma foto como este é: NOOOSSAAAAA!! Mas, é uma triste realidade que vem nos alertando a respeito de tudo o que estamos fazendo com a Mãe-Gaia. O clima modificado, inclusive a queda na umidade por aqui em Belém, anunciada hoje no "telejornal", as tartarugas sufocadas com as sacolas plásticas. A campanha deve ser em cima dos 5R: reflexão (repensar e regenerar), redução, recusa, reaproveitamento e em último caso, a tal da "reciclagem", isto quer dizer, devemos formar novos hábitos, conscientizar a nova geração e todas as anteriores, e CRIAR. RECRIAR! Do contrário iremos nos espantar e continuar com nosso consumismo desvairado. Não dá para conter? Muitas vezes somos obrigados a fazer dietas em nome da saúde. A saúde é do nosso Planeta e todo seu organismo, pois, vivemos um relação de "interdependência", não é mesmo? Vamos A-COR-DAR?
    Vou capturar sua imagem e fazer um link para os professores da Escola Bosque visitarem. Você é demais! Ligeira no foco, e precisa no toque.
    Valeu!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  4. Daniela,
    Não resisti, além de enviar por e-mail, resolvi expandir e postei no meu blog. Sua lente é bastante sensível. Essa imagem vale mais que mil palavras.
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  5. Égua Dani...é uma pena vermos eles se adaptando à poluição. O pior é que enquanto não houver um sistema de educação perfeitamente montado, nossa sociedade não será consciente. Tudo o que vemos hoje é os pais cada vez mais permissivos e encantados com o materialismo, refletindo isso aos filhos. Estamos no meio de uma geração perdida, sem valores concretos para ensinar aos filhos. O papel dos educadores é cada vez maior enquanto os pais são mais omissos. Nenhuma educação é melhor que aquela que vem do berço, do exemplo. A educação ambiental ainda é "apenas"(!) um "plus" nesta nossa sociedade que so sabe olhar para seu próprio umbigo.

    ResponderExcluir
  6. Nossaaaaa! Dany, sensacional esta captura, Parabéns!!!!Preciso te fazer um convite, que tal participar de uma roda de conversa sobre informática educativa e consequetemente de blog, na Jornada Pedagógica de Augusto Corrêa. Conto com a sua participação.

    ResponderExcluir
  7. Precisamos entender que atualmente devemos associar a educação ambiental a ecoeducação. Somente assim iremos perceber que as outras espécies e a natureza em geral merecem tanto respeito quanto os seres humanos. Destruir a natureza e poluir o meio ambiente é um ato de auto destruição consciente.
    Nossa até filosofei agora rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto esse caranguejo na praia mas pra que será que ele quer essa colher? rsss

    ResponderExcluir
  9. A totalidade de ações impactantes ao ambiente já se encontra em dimensões irreversíveis se pensarmos na complexidade com que o ser humano relaciona-se com o meio ambiente: a economia, a politica e tantos arranjos sociais definindo e construindo "um outro planeta"...

    ResponderExcluir
  10. A foto é interessantíssima...uma obra de arte, é um texto que nos dá uma lição de preservação! Só resta ao ser humano contribuir com a natureza preservando-a.

    ResponderExcluir
  11. Que bonitinho!!! Pronto para tomar sorvete! (tb com esse calor!). Tá. Sei que escrevi uma grande bobagem, mas... sei que vai me perdoar. Rsrsrs. Bjs. Rô

    ResponderExcluir
  12. PÔ PROFESSORA LEGAL A IMAGEM,É IMPRESSIONANTE,CURIOSO.SÓ VOCÊ MESMO QUE CONSEGUE.HÁ NOTA 1000 PRA VOCÊ...........
    ALUNOS:MAX FERNANDES,BRUNO OLIVEIRA,ELIELTON CORRÊA.
    SÉRIE:1º
    SALA:G
    TURNO:2º

    ResponderExcluir
  13. muito interessante essa postagem esse carangueijo está pronto para almoçar rsrsrrrssrrsrsrrsrr
    aluno: leonardo

    ResponderExcluir
  14. gostaria de ter esta foto e tudo o que fala do carangueijo fantasma em meu email
    micheleanamau@gtmail.com

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER