"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

domingo, 4 de abril de 2010

YUCCA FILAMENTOSAS

Quando meus alunos da EEEFM Padre Luiz Gonzaga Elisandro, Frank e Alex chegaram com está planta pra mim, não dei muita importância embora tenha agradecido bastante o empenho dos três. Não via flores nela, o que mais me atraí em um vegetal, mesmo assim plantei e cuidei com todos os fertilizantes e adubos naturais que eram fornecidos por alunos e colegas de trabalho, passados alguns meses surge essa inflorescência linda para minha surpresa. Muita gente chama de casca de ovo, flores de ovo ou flores de casca de ovo. 
Segundo www.medicinaisplantas.com a "Yucca sp possui várias propriedades medicinais, dentre elas destacam-se seus poderes antiinflamatórios, anti-reumáticos e laxativos. Erva utilizada por pessoas que sofrem com problemas de artrite, reumatismo, gota, dentre outros. As folhas frescas (não secas) estão sendo objetos de pesquisas para comprovação da ação das mesmas contra tumores e pelo benefício ao corpo em filtrar nutrientes do corpo.
No caso de pancadas, a erva é utilizada em forma de cataplasma (aplicação da erva medicinal em forma de compressa diretamente sobre o local da lesão) realizado com a raiz em pancadas ajuda a aliviar a dor. A mistura da raiz da Iúca cortada com água é utilizada na fabricação de sabão e xampu (shampoo) biodegradável, excelentes para quem sofre de calvície (queda de cabelo) e caspa. As folhas da Iúca são também usadas em forma de fibra na confecção de cordas, tapetes e cestas."
Nome Científico: Yucca filamentosa 
Sinonímia: Yucca concava, Yucca recurvifolia, Yucca smalliana, Yucca flaccida 
Nome Popular: Iuca-mansa, Agulha-de-adão, Iuca
Família: Liliaceae (ou Agavaceae).
Altura: 0,8 m.
Diâmetro: 1,2 m.
Ambiente: Pleno Sol.
Clima: Subtropical, Tropical.
Origem: EUA.
Época de Floração: Verão.
Propagação: Mudas, Sementes.
Mes(es) da Propagação: o ano todo.
Persistência das folhas: Permanente.
Obs: Formam-se filamentos nas margens das folhas (daí o nome da espécie). A inflorescência pode chegar a 4m. Resiste a solos áridos.

2 comentários:

  1. Parabens pelo seu blog!!
    Estava passando pela pagina do Sbenbio e vi sua chamada, fiquei curiosa e agora fiquei mesmo é maravilhada! Creio que vc deve usar esse blog e essas lindas fotos no seu curso. Parece poesia a maneira como apresenta as fotos de plantas e animais de seu cotidiano e as coloca, ao mesmo tempo, de forma tão científica. Parabens aos seus alunos por ter uma professora tão apaixonada pela biologia e pela sua escola.
    É realmente admirável.
    Sou bióloga também, professora da UECE em Fortaleza.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, seu blog continua maravilhoso mesmo, pois mais uma postagem linda. Parabéns pelos conhecimentos postados.
    abraços,

    Nelma

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER