"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SCINAX RUBER

Discreta! Mas nem tanto, eu enxerguei.
Encolhida, quase passa despercebida.
Havia esquecido onde estavam guardadas essas fotos. Lembro que as fiz em Bacuriteua, quando ainda estava lotada na EEEFM Maria de Nazaré Cezar Pinheiro. Ao adentrar à sala dos professores, me deparo com esta rã encolhida no armário. Saquei Maria Benedita e olha aí o close da "estrela". Os biólogos Profº Dr. Ulisses Caramaschi e Profº Dr. Reginaldo Assêncio Machado, ajudaram-me a identificar a espécie que trata-se de um exemplar  Scinax ruber
Os anfíbios são de relevante importância nas cadeias e teias alimentares. Controlam a população de insetos, além de serem indicadores biológicos e ambientais. Possuem fecundação externa, ou seja, o espermatozóide penetra o óvulo fora do corpo do animal, sendo assim necessário que a reprodução ocorra na água.

3 comentários:

  1. Os anfíbios são bioindicadores, uma espécie de termômetro das condições ambientais, por serem extremamente sensíveis as alterações ocorridas no ecossistema.
    Devido ao fato de habitarem o meio aquático e o terrestre, são diretamente afetados pelas agressões impostas aos dois ambientes.

    O desaparecimento dos anfíbios indica que os dois meios, tanto o aquático quanto o terrestre estão se tornando impróprios à vida no planeta.

    Pense nisso quando ver um sapo ou perereca, ou então quando sentir falta da presença deles em determinado local onde se costumava encontrar!

    Como sempre ótimos flagras!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professora Daniela, além de todas suas postagens lindas, não poderia deixar de elogiar seu belo blog, vc deu show neste novo layout.

    bjus

    Nelma

    ResponderExcluir
  3. Ei Daniela!
    Estou esperando pelo meu sapinho leitor. Você é quem vai concebê-lo. Quero contar historinhas.
    Abraço Afetuoso!

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

MEU CANAL

Loading...

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters