"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sábado, 13 de novembro de 2010

ENTRE FORMIGAS E LAGARTAS

 Formigas e lagartas.
Eu e a turma do 3º ano da EEEFM Padre Luiz Gonzaga estavamos nas ruas da cidade de Bragança buscando umas amostras para nosso trabalho da Mostra Científica da escola, quando nos deparamos com um tronco em frente a uma casa e antes que eu sentasse nele para descansar, observei que haviam ali lagartas e formigas. Achei o fato curioso, pois as formigas não predavam as lagartas, o que é um comportamento esperado das formigas. Elas simplesmente chegavam próximo e afastavam-se, fiz a foto e ao chegar em casa fiquei por duas noites em frente ao Victório (meu computador), pesquisando esse comportamento no google e em uma literatura, para minha surpresa descobri que trata-se de uma glândula presente nas lagartas que elimina uma substância adocicada, por isso atrai as formigas que as confunde com seus filhotes e ao mesmo tempo alimentam-se dessa substância.
FONTES:

4 comentários:

  1. Olá Lela
    Muito boa essa informação das formigas e lagartas.
    Disso não sabia.
    Muito bom mesmo seu blog. Sempre aprendo com ele.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. OLA PIMA, POIS É ATE OS FEIOZOS TEM MEL .BEIJOS EMILIA

    ResponderExcluir
  3. Olá Lela,

    Adorei saber! Esta informação eu desconhecia. Parabéns pela observação!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi lela,
    Interesse seu blog, adorei.Não sabia essa informação entre as formigas e as lagartas, fato bastante curioso.

    beijos

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER