"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

domingo, 7 de novembro de 2010

PTERIDÓFITA

 Um condicionador de ar
 Uma brecha
 Um vegetal
Uma Pteridófita
Banho no "chuveirão" do quintal pode nos render fotos para ilustrar aulas de Botânica. Em um momento desses, observo no condicionador de ar do quarto de minha mãe algo diferente. Quando me aproximo vejo que está fixado na parede de alvenaria um vegetal, que para minha surpresa uma pteridófita. Oportunista aproveitou-se da umidade e da sombra, que o quarto proporciona, que é quesito básico para sua ocorrência e lá mesmo germinou. Provando assim que a vida ocorre em todos os lugares da mais diversa forma.
A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa 'feto'; mais phyton, 'planta'. Pois as folhas em brotamento apresentam uma forma que lembra a posição de um feto humano no útero materno.
Ao longo da história evolutiva da Terra, as pteridófitas foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos condutores de nutrientes. Isso possibilitou um transporte mais rápido de água pelo corpo vegetal e favoreceu o surgimento de plantas de porte elevado. Além disso, os vasos condutores representam uma das aquisições que contribuíram para a adaptação dessas plantas a ambientes terrestres.

FONTES:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/biopteridofitas.php
http://www.algosobre.com.br/biologia/pteridofitas/pagina-2.html

6 comentários:

  1. Hum!! gostei desta pequena 'AULA" de biologia, muito bom seu trabalho professora. PARABÉNS.

    abraços

    Nelma

    ResponderExcluir
  2. Dani querida adorei essa espécie, vou usar na minha aula com o 3º ano viu? Bjokas

    ResponderExcluir
  3. EI AI PIMA COMO VAO AS COISAS/. DIGA A TIA MICAS QUE ESTOU PROVIDENCIANDO A RECEITA DELA,E O RESTO DA FAMILIA COMO EST´~AO. BEIJOS. A PIMA AQUI MUITO DAS BOBAS ESTAVA PROCURANDO ALGUM BICHO. AHAHAHAHAHAHA.

    ResponderExcluir
  4. mim ajuda numa experiencia e parabéns seu site é maravilhoso

    ResponderExcluir
  5. Olá Tamara!
    Ajudo sim em seu trabalho. Entre em contato por e-mail.

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER