"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sábado, 17 de março de 2012

QUELÔNIOS




O assunto desta vez é sobre a ordem Chelonia ou quelônios que agrupa os jabutis, cagados, muçuãs, tartarugas entre outros. Ainda na excursão da EEEFM Drº Francisco de Paula Pinheiro no bosque Rodrigues Alves e no Museu Paraense Emílio Goeldi tive o privilégio de fotografá-los copulando. A anatomia e morfologia deles me remete a um estado de sortilégio pleno muito semelhante ao qual me deparo quando navego e avisto cetáceos. Esses quelônios da fotografia são jabutis que chegam a viver 300 anos, sua fecundação é interna, com deposição de ovos em covas na terra. A postura pode chegar a 15 ovos o tempo de incubação é demorado cerca de 5 meses. A alimentação é onívora, alimentando-se de carne, verduras e frutas.

2 comentários:

  1. Oi Daniela,

    Fazia algum tempo que não visitava seu blog, hoje matei a saudade e constatei: está melhor, as fotos e os textos casam-se perfeitamente.

    Acho que o seu blog é o único sobrevivente do tempo dos concursos de blog e o que torna mais significativo é a sobrevivência do seu objetivo original.

    É comum depois de um certo tempo o blog mudar de objetivo, o meu é um exemplo. O seu mostra um caminho aos demais professores: é possível manter um blog educativo, voltado para a experiência com os alunos.

    Parabéns!

    Um abraço,

    Marcelo Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas postagens, estão lindas e bem originais.
    Quero um jabutizinho.
    Beijos prima!
    Roseane Amorim

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER