"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CÓPULA



  


Nas excursões com meus alunos da EEEFM Padre Luiz Gonzaga enquanto eles fotografavam seus líquens e briófitas, fui presenteada pela natureza, com o momento da cópula entre borboletas que segundo Drº Eduardo Carneiro dos Santos trata-se de exemplares de Aricoris sp. Os machos apresentam comportamento territorial enquanto as fêmeas depositam ovos próximo a formigueiros, constituindo assim uma relação mutualística com formigas. Essa relação mirmecófila, dá-se em decorrência da lagarta desta borboleta apresentar uma glândula que libera uma substância doce que alimenta as formigas, e para obter esse líquido as formigas massageiam a glândula. É comum encontrar pequenas larvas saindo de formigueiros, pois são levadas para lá, pelas formigas, ainda nos ovos. Saem em busca de outras folhas para sua alimentação. Essa sim foi uma das melhores fotos que já fiz.

5 comentários:

  1. Nossa que sorte! Tomara que um dia eu possa presenciar uma maravilha da natureza como essa. Professora vc poderia me indicar algumas pessoas que possam me ajudar na identificação de algumas especies de plantas e animais??? Se vc puder fico muito grato, pois vai enriquecer muito as matérias do meu blog. Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Ola Daniela como vai, primeiramente parabens pelo seu Blog, já o indiquei via facebook para os meus amigos Biólogos, e lhe informo que já coloquei o link nos blogs que eu sigo, estou com esse novo projeto agora www.reciclandohabito.blogspot.com

    Saudações

    Prof. ELias Santos Junior

    ResponderExcluir
  3. ola pima, como vao ,hoje eu quero ajuda,o caio tem que fazer um trabalho sobre doenças causadas por microrganismo,como eu faço usando uma maquete, coisa peguena, ele esta no 3 ano.bjs me avise via email.

    ResponderExcluir
  4. Parabens, Dani! Seu trabalho é arte, arte pura e comovente! Sempre achei isto , mas n o disse.
    Aurea
    Abraço saudoso!

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER