"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sábado, 10 de abril de 2010

XYLOCOPA VIOLACEA

Manhã de segunda-feira, pós "feriadão", voltar a rotina, é a dura realidade para quem teve cinco dias de muita diversão ao lado de pessoas amadas. Chego na EEEFM Padre Luiz Gonzaga, corro ao jardim para ver as plantas que junto aos alunos e alguns colegas de trabalho cultivamos, acompanhada de "Maria Benedita"  registramos o balé das abelhas que colhem o néctar das flores. 

Nome popular: Mamangava, Mamangaba, Abelha Carpinteira, Abelhão, Bombolini, Vespa-de-Rodeio, Vespão.
Nome Cientifico: Xylocopa violacea
Familia: Apidae
Ordem: Hymenoptera
Classe: Insecta
Esta abelha constrói buracos em troncos de arvores secas, as vezes em agaves e yuccas, podendo utilizar-se de buracos preexistentes. Estes buracos servem de moradia. É também nestes locais que botam seus ovos e alimenta-os com néctar e pólen.
São abelhas solitárias que tem grande importância na polinização de alguma plantas, como por exemplo o maracujá.
São bem territorialistas e os machos chegam a brigar com outros machos para defenderem seu território, pois é neste local que acasalam com as fêmeas.
Geralmente não picam, a não ser que segure-as na mão, além disso, podem ser observadas trabalhando durante um grande período de tempo, pois não atacam tão facilmente assim, sendo considerada até dóceis.
Possuem cores escuros, no entanto algumas podem ser amarelas, tem muitos pêlos no abdomêm e podem atingir até 3,5 cm.
FONTE: http://www3.fsa.br/LocalUser/proppex/sapex/PDF/TRABALHOS_ALUNOS_PDF/Rogerio%20Pitarelli/AP%C3%8ANDICE%20C.pdf
 

3 comentários:

  1. ola prima,tudo bem ?,aqui estamos ja passando um frio ja grande ,o edredon ja esta em uso.é verdade essa abelha faz toda a diferenca, tem um amigo dos seus primos que tem plantacão de maracuja,e como a belha é pouca ele faz o papel dela com cotonetes.a natureza esta indo.... beijos emilia

    ResponderExcluir
  2. Daniela... amei as fotos... ah...você sabe que amo flores... e abelhas também...dançando por entre elas...
    Parabéns por mais este tão lindo post amiga...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Dani, a natureza nos guarda coisas tão belas, e você com sua máquina e profissionalismo, nos coloca em vista esta belíssima obra da natureza, PARABÉNS.

    beijos.
    Nelma

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER