"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

domingo, 11 de julho de 2010

SARNAMBI

Alef e o pequeno molusco
Ainda na praia de Ajuruteua na mesma excursão, Alef meu aluno da EEEFM Padre Luiz Gonzaga aproxima-se com esse pequeno bivalva nas mãos perguntando se eu sabia o que era isso. Expliquei a ele que tratava-se de um Molusco da classe bivalva, parente das ostras, que também é muito apreciado na culinária e que era conhecido como SARNAMBI nas praias da redondeza. 
Nesta atividade vi o quanto eles (meus alunos) têm sede de conhecimento, que muitas vezes nos limitamos às quatro paredes da sala de aula. Depois dessa experiência haverão outras excursões, prometo.
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Bivalvia
Ordem: Veneroida
Família: Veneridae
Gênero: Anomalocardia 
Descrição
Vive em fundos arenosos e lamacentos.
Distribuição geográfica
Sua faixa de ocorrência abrange as Índias Ocidentais (nas Antilhas), o Brasil e o Uruguai
Importância
Usado na alimentação e na pesca como isca. Fonte de renda para muitas famílias
Fonte: BIO DIGITAL


Um comentário:

  1. Mas uma postagem interessante,pois já ouvir chamarem esse ser vivo de tudo, menos SARNAMBI, seu nome mesmo, é vivemos em busca do conhecimento,PARABÉNS. Mas uma que aprendi.
    abraços

    Nelma

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER