"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sábado, 4 de setembro de 2010

SOLDADINHO

Pé de Pau-Brasil
Ninfas recém saídas do casulo
No galho da árvore marcas do casulo
 Em meu dedo

Não é segredo para ninguém na EEEFM PADRE LUIZ GONZAGA que esse pé de Pau-Brasil é uma das minhas plantas preferidas que há no jardim desta instituição. Um belo dia chego perto de seus galhos e percebo algo diferente, para minha surpresa eram SOLDADINHOS. Inseto HEMIPTERA, da espécie Membracis lunata alimentam-se da seiva das árvores, realizando uma relação de mutualismo com as formigas, excretando uma substancia adocicada muito atraente para elas. Fiquei encantada, me diverti, fotografei e servi de pista de pouso para um deles em meu dedo.

10 comentários:

  1. Nossa! olhando esse famoso "soldadinho" lembrei-me de minha infância,há mto tempo que não via esse bichinho, gostei dessa postagem, parabéns.

    Nelma

    ResponderExcluir
  2. Daniela passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  3. Post bem legal que mistura um pouco de patriotismo e biologia ao mesmo tempo. Eu indiquei a senhora para ganhar um selo ,que está lá no meu blog . O selo se chama "Prêmio do Blog de ouro " . É só a senhora colar o selo no seu blog e recomendar alguns dos blogs que a senhora mais adimira.

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniela!
    Adorei navegar por aqui, rolando essas belas imagens trilhadas pelos "soldadinhos" adocicados, são de encantar mesmo? Imagino que belo trabalho podemos fazer com as crianças e jovens da escola, ampliando o espaço da sala aula através de nossa sensibilidade e acuidade, conhecimento e integração com o meio viabilizado pelo questionamento reconstrutivo, o alunado como protagonista através de projetos pedagógicos como o seu que transparece neste blog. Seus alunos se mostram bastante entusiasmados neste tempo que te acompanho.
    Parabéns e sucesso a todos vocês!

    ResponderExcluir
  5. Belíssimas imagens! Você utilizou camera profissional?

    Até mais

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma foto bem parecida com essa da viuvinha... rs.

    http://www.flickr.com/photos/claudiapinelli/344917695/in/set-1384771/

    Muito bacana seu blog!

    Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Olá !gostei muito dessa postagem pode postar outra coisa sobre eles ,moro em mossoró e queria criar soldadinhos no meu grande vaso cheio de plantas.pode?onde posso encontrá-los me ajuda por favor.


    Mateus.

    ResponderExcluir
  8. Olá Mateus!
    Você pode sim ter em seu vaso. Mas é conveniente que eles fiquem fora de casa, nunca sabemos o que podem transmitir, as vezes somos alérgicos e não sabemos. Eles costumam ocorrer em árvores de grande porte. Continue nos visitando. Abraços e fica com Deus. Daniela

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde! gostaria de ver as ecdises dos mesmos, alguém teria! é muito raro encontrar materiais com esse insetos! desde já, grato.

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER