"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

HIBISCOS

 
O botão fechado guardando o Róseo da flor
Outro botão já mostrando o Róseo que está por vir
 Flor aberta, alegrando a manhã de quem a cultivou
Chegando perto
A macro mostrando o estigma de um vermelho rubro
 Em amarelo a antera
Ainda no embalo de quem planta colhe, as aulas em que tratarei do Reino Vegetal na EEEFM Padre Luiz Gonzaga, prometem ser bem ilustradas, pois esse ano temos várias espécies  de Hibiscos, onde poderei mostrar os detalhes do órgão sexual das plantas.
Inserido na família botânica das Malváceas, o hibisco possui mais de 250 espécies. Originário do oriente, adaptou-se muito bem em terras tropicais, havendo também sucesso no clima temperado. A espécie fotografada é um Hibiscus rosa-sinensis. Aqui no estado do Pará ele também é chamado de papoula.
 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

QUEM PLANTA COLHE !

Nada mais gratificante, do que após ministrar uma aula, seus alunos correrem ao jardim e oferta-lhe um buquê de flores. Mais prazeroso ainda quando essas flores vêm acompanhadas de perguntas inusitadas, olhos surpresos e mentes fervilhantes em passos de trote para que eu não perca a imagem. Muito mais do que me presentear queriam saber que besouro lindo era o que estava sobre as rosas, o por quê dele estar ali.
A rosa é do jardim da EEEFM Padre Luiz Gonzaga que juntamente com os alunos e colegas cuidamos com dedicação e o besouro é conhecido como BESOURO DA ROSEIRA e trata-se de um Rutela lineola . Também pode ser encontrado nas árvores frutíferas.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

LIQUENS


Pequeno Douglas mostrando um liquen
Liquen no abacateiro da escola
Essa semana na EEEFM Padre Luiz Gonzaga ministrei para a 6ª série o "Reino Fungi", falei da importância, dos riscos, dos cogumelos, bolores e liquens. Após ter completado o assunto propus à turma que fossemos ao jardim da escola encontrar liquens, a alegria foi geral. O que mais se escutava eram  as frases "aqui um professora", "olha esse aqui tia", "isso aqui é um né, professora?" como o pequeno Douglas da foto acima.
Conclusão:
Meu salário: O de qualquer professor no Estado do Pará com 275 horas
Aulas semanais na 6ª série: 3 horas
Minha câmera: Alguns R$ 600,00
Burilar a mente de meus alunos e capturar esse sorriso: ISSO NÃO TEM PREÇO
Liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Vivem sobre matéria em decomposição, produzindo ácidos que degradam rochas que ajudam na formação do solo.




sábado, 4 de setembro de 2010

SOLDADINHO

Pé de Pau-Brasil
Ninfas recém saídas do casulo
No galho da árvore marcas do casulo
 Em meu dedo

Não é segredo para ninguém na EEEFM PADRE LUIZ GONZAGA que esse pé de Pau-Brasil é uma das minhas plantas preferidas que há no jardim desta instituição. Um belo dia chego perto de seus galhos e percebo algo diferente, para minha surpresa eram SOLDADINHOS. Inseto HEMIPTERA, da espécie Membracis lunata alimentam-se da seiva das árvores, realizando uma relação de mutualismo com as formigas, excretando uma substancia adocicada muito atraente para elas. Fiquei encantada, me diverti, fotografei e servi de pista de pouso para um deles em meu dedo.

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER

PAÍSES QUE ACESSAM DESDE 28/10/2011

free counters